A importância de um profissional de Social Media para as empresas

Já está mais do que comprovado a importância das Redes Sociais para a gestão estratégica de marketing para qualquer empresa, independentemente de seu porte. Sendo que hoje em dia, muitas empresas que mantêm perfis em diversas redes sociais e, também,
Postado por Grupo Adapta em 16/09/2015
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A importância de um profissional de Social Media para as empresas

Já está mais do que comprovado a importância das Redes Sociais para a gestão estratégica de marketing para qualquer empresa, independentemente de seu porte. Sendo que hoje em dia, muitas empresas que mantêm perfis em diversas redes sociais e, também, estão mantando um bom relacionamento com seus consumidores e clientes. Muitas já possuem fanpage ou/e perfis no Facebook, conta no Instagram, e outras, já produzindo conteúdos nelas, apesar de boa parte não ter um profissional especializado em Social Media para o desenvolvimento adequado desses conteúdos.

É fundamental que as empresas repensem no orçamento para esta nossa atividade no marketing se realmente desejam expandir seus mercados e fidelizar clientes. Muitas ainda apostam na contratação de freelancer e estagiários, assim como profissional de outra área, mas que gosta do assunto e começar a produzir conteúdos para as redes sociais.

É bom entendermos que a gestão em redes sociais não é gratuita, ou muito baratas como as pessoas costumam afirmar. O trabalho em redes sociais demanda custo monetário e, principalmente, tempo.

Qualquer produção de conteúdos relevantes custará para as empresas nas redes sócias, mas, em comparação aos valos gastos em impressos e mídias tradicionais, as mídias sociais passam a frente no quesito retorno sobre o investimento. Todos empreendedores deverão entender que gestão em redes sociais custa tempo e, pelo menos um profissional ou agência especializada para um acompanhamento contínuo e responsabilidade sobre como está sendo construída a identidade da empresa na internet.

O Social Media que gerencia conta dos canais diretos com o consumidor não pode ser qualquer pessoa que gosta de internet e que “fica o dia inteiro conversando no Whatsapp”. Um bom profissional de social media é aquele que passou por um processo de estudo e aprendizagem sobre posicionamento de mercado, estudos de casos, planejamentos estratégicos, tem postura profissional, criatividade para buscar conteúdos, muito jogo de cintura, rapidez para as situações de risco que envolva a empresa, entre outras habilidades que são fundamentais.

Uma das etapas de uma boa gestão é a definição de personas (identidade possível de um consumidor do público-alvo na rede), promover promoções, planejar ação de marketing, definição de uma postura e posicionamento, estabelecer uma linguagem única na produção dos conteúdos, etc. É um profissional que precisa de capacitação adequada como em qualquer área estratégica da empresa.

Isso porque esse profissional é o responsável pela imagem da empresa nesses canais e, portanto, pelo relacionamento entre empresa e clientes. Quem cuida desse espaço precisa ser capaz de fornecer relatórios com mensurações e resultados, importantes para definir novas estratégias e até abrir novos mercados para a empresa, além do papel de lidar com soluções para o consumidor.

O profissional de social media tem a função de adequar a linguagem ao canal e ao público alvo e à proposta da empresa. Se acontecer algum erro, o profissional deve estar preparado para posicionar a marca através das respostas, reconhecendo o problema e apresentando soluções de atendimento, e até pedidos públicos de desculpas.

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