O que é persona e qual a sua importância para uma empresa?

Quando falamos em marketing digital, é preciso pensar em uma série de definições e conceitos necessários para realizar o planejamento da sua empresa. Na hora de criar as campanhas e peças de marketing digital, você deve ter sempre em mente que há um
Postado por Grupo Adapta em 08/08/2016
Compartilhe:
O que é persona e qual a sua importância para uma empresa?

Quando falamos em marketing digital, é preciso pensar em uma série de definições e conceitos necessários para realizar o planejamento da sua empresa. Na hora de criar as campanhas e peças de marketing digital, você deve ter sempre em mente que há um público que se deseja atingir.

Pensando nisso, foi criado o conceito de buyer persona, que tem sua melhor tradução como “cliente ideal”. Neste artigo vamos explicar melhor o que é uma persona e qual a importância dela para as estratégias de marketing digital da sua empresa.

O que é persona?
Diferentemente do conceito de público-alvo, que abrange características demográficas e sociais mais generalizadas, a criação de uma persona é uma tarefa mais específica. Uma persona nada mais é do que um personagem semifictício que existe para representar o seu cliente ideal.

Dessa maneira, para criar uma persona, é necessário montar um perfil com nome, profissão, idade, problemas a serem resolvidos, entre outros aspectos.

Como criar sua persona?
Ao criar a persona da sua empresa, seja o mais detalhado possível. Tenha em mente que o seu objetivo é desenvolver um personagem a partir de um estereótipo que se encaixe ao máximo nas características do seu público-alvo.

Caso você já tenha definido o seu público-alvo a partir do estudo dos seus clientes, sejam eles atuais ou em potencial, a tarefa da criação da persona se torna um pouco mais fácil. A partir das informações já coletadas, você vai responder uma série de perguntas que caracterizarão o seu personagem.

Essas perguntas podem ser divididas em dois grupos, sendo um demográfico, no qual você definirá a sua persona de acordo com os dados do seu público-alvo; e outro mais específico, que envolverá motivações e problemas.

Assim, você deve fazer perguntas que abranjam a maioria do seu público-alvo, como:

Qual a faixa etária mais comum?
Qual o sexo da maioria do meu público?
Qual o ramo profissional?
Quais as principais dificuldades?
Quais as motivações?
Quais os interesses?
De que maneira minha empresa pode ajudar essa pessoa?

Todas essas informações poderão compor um quadro que vai sintetizar a sua persona. Esse tipo de organização facilita a visualização do perfil de cliente ideal da empresa sempre que for necessário para o desenvolvimento de estratégias de marketing digital.

Qual a importância da persona?
Definir uma persona para sua empresa é essencial para direcionar as estratégias de marketing digital. Uma das premissas mais importantes nesse ramo é ser necessário falar com o público correto. Ao elaborar o perfil de um cliente ideal, a tarefa de desenvolver peças de marketing e conteúdo voltadas para alguém que resume o seu público se torna muito mais fácil.

Uma persona é essencial para definir a linguagem a ser utilizada nas suas estratégias de marketing digital, bem como para se identificar o tipo de conteúdo a ser produzido e de quais redes sociais lançar mão, entre vários outros aspectos.