Por que meu site Wix não aparece no Google?

Muito popular no Brasil, o Wix é um criador de sites que conta com mais de 77 milhões de usuários em todo o mundo.
Postado por Grupo Adapta em 05/03/2017
Compartilhe:
Por que meu site Wix não aparece no Google?

Muito popular no Brasil, o Wix é um criador de sites que conta com mais de 77 milhões de usuários em todo o mundo. Graças à promessa de ser fácil de usar, ele rapidamente se popularizou e virou a plataforma queridinha dos mais leigos.

Temos que admitir: a ferramenta — que é oferecida gratuitamente — possui um design moderno e atraente, além de realmente possuir uma fácil navegabilidade. Com ele, é possível criar um site sem ter nenhum conhecimento técnico no assunto.

Mas, nem tudo é tão bom assim! Desde outubro de 2015, o Google (sim, o principal buscador do mundo!) não reconhece websites desenvolvidos com a plataforma Wix em seus resultados de busca. Na prática, isso quer dizer que quando as pessoas pesquisarem pelo nome, marca, serviço ou produtos de determinada loja, por exemplo, não irão encontrar.

E, afinal, por que os sites Wix não aparecem no Google?

Os sites Wix não aparecem no Google por uma razão meio complexa. Mas, simplificadamente, podemos dizer que o Wix — assim como tantos outros sites — foi desenvolvido originalmente em Flash.

Acontece que, há algum tempo, o Flash “morreu”. Mas, ele não desapareceu do nada. Com a tecnologia avançado cada vez mais, todos sabiam que um dia teriam que se adaptar. Durante esse processo, todas as empresas ajustarem as suas estruturas para oferecer aos seus usuários um design responsivo (aquele que se adpta aos dispositivos móveis) e um SEO de qualidade.

No entanto, o Wix resolveu manter a mesma estrutura que usava, tanto para os sites em Flash quanto para os novos em HTML. Hoje, infelizmente, a plataforma usa de seus templetes e designs bonitos para ganhar alguns usuários. Mas a verdade é que ele se tornou obsoleto: além de não ser adaptado para smartphones e tabletes, ele não aparece na pesquisa do Google.

Como o site Wix pode interferir no sucesso de minha empresa?

Sabemos que, hoje, ter um bom site é fundamental para o sucesso de qualquer empresa. Além de bonito e atraente, ele deve conter as principais estratégias de marketing digital a fim de aparecer na página inicial de buscadores, como o Google e o Bing por exemplo.

O problema de ter um site Wix é que a sua loja virtual não será encontrada. De nada adianta investir em estratégias, blogs, palavras-chave, se ele não for indexado ao Google. Se você tem um e-commerce de papel de parede as pessoas precisam te encontrar quando os internautas digitarem “papel de parede barato”, por exemplo.

Por isso, por mais que a plataforma seja tentadora (afinal, você nem precisa entender de programação para usá-la), o ideal é que você procure ajuda de profissionais capacitados. Eles poderão te oferecer as principais soluções de acordo com o seu objetivo e orçamento.

Além disso, ao fazer um site deve-se investir em uma série de estratégias de marketing digital e de conteúdo para que a sua loja realmente seja um sucesso! Não caia em propagandas enganosas, buscar um profissional qualificado é sempre a melhor opção.

Quer saber mais detalhes sobre como funciona a criação de um site? Entre em contato com a gente!