Utilizar ou não um pop-up? Esta pergunta é extremamente importante depois que o Google anunciou que ele penalizará sites que usarem certos tipos de anúncios em pop-up.
Mas antes o que é um pop-up? O pop-up é uma janela que abre no navegador da internet quando se acessa uma página ou algum link de redirecionamento. É uma janela que contém informações de destaque do site ou, publicidades e anúncios.
No artigo de hoje nós vamos ver os detalhes da nova penalidade do Google em relação a pop-ups, quais são as vantagens e desvantagens do uso de pop-ups em seu site WordPress e o que você pode fazer.
Vamos lá?
Detalhes da nova penalidade do Google para Pop-Ups
O anúncio oficial do Google afirma que ele começará a penalizar sites que tenham pop-ups – o que eles chamam de intersticial intrusivo – que fazem o conteúdo principal menos acessível.
Exemplos de pop-ups que tornam o conteúdo principal menos acessível
O que “menos acessível” significa exatamente? Pode parecer um tanto quanto vago, mas o Google deu alguns exemplos:
* Pop-ups que cobrem o conteúdo principal, seja imediatamente ou enquanto alguém está visualizando a página
* Um pop-up inteiro que impede o usuário de visualizar o conteúdo principal fazendo com que ele precise fechar o pop-up para ter acesso ao conteúdo.
* Usar qualquer layout onde a parte acima da dobra da página aparenta ser um intersticial, mas o conteúdo, de fato, está alinhado abaixo.
Exemplos de pop-ups aceitáveis
Que tipo de intersticial não terá penalidade?
* Qualquer pop-up que está lá por obrigação legal – por exemplo a notificação de uso de cookie ou uma tentativa de verificar a idade do usuário
* Caixa de login onde o conteúdo não é publicamente indexável – por exemplo o conteúdo atrás de uma página de pagamento, conteúdo privado como e-mail, etc.
* Banners que somente ocupam uma quantidade razoável de tela e que pode ser fechado facilmente.
Motivos da mudança
O Google foi bem direto do porquê da mudança – que começará em 10 de janeiro de 2017 – para melhorar e facilitar o acesso de usuários aos conteúdos em dispositivos móveis.
Na verdade, o Google tem sido bem claro em seu interesse em melhorar a experiência do usuário em todos os lados, mas especialmente, para usuários em dispositivos móveis.
Agora que as buscas em mobile superaram as de desktop, o Google está focado em garantir uma experiência positiva para usuários de mobile.