Nesta noite, acontece a estreia do longa “Grande Sertão”

Foto: Divulgação
A 28ª edição do Cine PE tem início nesta quinta-feira e segue até o dia 11 de junho, na próxima terça-feira. Neste ano, o festival vai homenagear músicas que ganharam destaque no cinema, além da atriz, cantora e compositora Tânia Alves.
A abertura do evento acontece às 19h desta quinta, no Cineteatro do Parque. Os ingressos serão distribuídos por ordem de chegada, a partir das 17h, até atingir a capacidade máxima do local, que é de 650 pessoas.
Nesta noite, acontece a estreia do longa “Grande Sertão”. O filme de Guel Arraes tem um elenco de grandes nomes, como Rodrigo Lombardi, Luisa Arraes, Caio Blat, Eduardo Sterblitch e Luís Miranda. Todos estarão no Recife para prestigiar a estreia.
O filme é uma adaptação do livro “Grande Sertão: Veredas”, de Guimarães Rosa, que foi escrito há quase 70 anos. Na exibição, será disponibilizado recursos de acessibilidade.
Além de Tânia Alves e do elenco de “Grande Sertão”, outros artistas como os atores Edson Celulari e Carol Castro também estarão presentes no Recife participando como jurados de longas-metragens. Durante a semana, o evento também terá as presenças de Helena Ranaldi, representando o longa “Cordel do Amor Sem Fim”, e Dan Stulbach o curta “Jogo de Classe”.
Nesta noite de abertura, a Orquestra Bravo também se apresentará no Teatro do Parque. Durante o concerto, os espectadores vão assistir a cenas de filmes referentes às músicas tocadas, que, ao todo, são dez canções. Nas três últimas músicas, a orquestra contará com convidados especiais: o cantor e compositor Silvério Pessoa, a recifense Mariana Rocha, ex-participante do The Voice Kids, e Carlos Filho, natural de Serra Talhada e também ex -participante do programa.
Ao todo, o Cine PE conta com 12 categorias de prêmios para a Mostra Competitiva de Longas-Metragens: Melhor Filme, Direção, Roteiro, Fotografia, Montagem, Edição de Som, Trilha Sonora, Direção de Arte, Ator Coadjuvante, Atriz Coadjuvante, Atriz e Ator.
Já as Mostras Competitivas de Curtas-Metragens Nacionais e Pernambucanos são julgados em dez categorias: Melhor Filme, Direção, Roteiro, Fotografia, Montagem, Edição de Som, Trilha Sonora, Direção de Arte, Ator e Atriz.
Ao fim do festival, os vencedores serão premiados com o Troféu Calunga de Prata. Já os homenageados são contemplados com a Calunga de Ouro, e os filmes vencedores, com a Calunga de Prata. Além da premiação oficial, o Canal Brasil oferece o Prêmio Canal Brasil de Curtas, no qual um júri composto por jornalistas e críticos de cinema escolhe o melhor filme de curta-metragem em competição. O vencedor recebe o Troféu Canal Brasil e um prêmio de R$ 15 mil.
Ouça a nota da repórter Aline Melo no 'Play' acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 18/07/2025
Nação Zumbi: série documental sobre a banda é exibida...
A trajetória da NZ é contada em 4 episódios de 25 minutos, a...
- Por REDAÇÃO
- 15/07/2025
Fenearte: Alameda dos Mestres apresenta riquezas ancestrais...
Maria das Carrancas, Mestre Ivo e Mestre Davi fazem parte do grupo...
- Por REDAÇÃO
- 10/07/2025
Festival de Inverno de Garanhuns começa nesta quinta com...
Maior evento multicultural da América Latina celebra 35 anos com...
- Por REDAÇÃO
- 03/07/2025
Festival Pintando o 7 promove arte e inclusão para...
Espetáculos de dança, teatro e oficinas ocorrem de 4 a 20 de julho,...
- Por REDAÇÃO
- 03/07/2025
Bandas centenárias da Mata Norte realizam concerto de São...
As filarmônicas 1º de Novembro, de Timbaúba, e Curica, de Goiana...
- Por REDAÇÃO
- 03/07/2025
"A vida é traição": Raimundo Carrero lança novo livro...
Evento acontece na Livraria Jaqueira do Paço Alfândega, no Bairro...