Advogado afirma necessidade de Lei que regulamente a atuação dos trabalhadores de aplicativos
Falta de entendimento entre as empresas de aplicativos, a Justiça do Trabalho e o Ministério Público do Trabalho é prejudicial para a sociedade, afirma especialista

O número de aplicativos aumentou consideravelmente desde o advento dos smartphones. Não só o aumento dos aplicativos podem ser notados, mas, sobretudo, a utilização deles no cotidiano das pessoas, que contam com serviços de delivery, transporte, entre outros. No entanto, alguns problemas referentes a essas atividades surgiram e a sociedade se deparou com a falta de entendimento entre as empresas de aplicativos, a Justiça do Trabalho e o Ministério Público do Trabalho.
Em entrevista concedida ao programa CBN Recife, o jornalista e advogado, especialista em direito trabalhista, Marcos Alencar, falou sobre a chamada guerra entre a justiça do trabalho e os aplicativos. De acordo com ele, a atual disputa é enfrentada por seis personagens principais: a sociedade, as empresas de aplicativos, a Justiça do Trabalho, o Ministério Público do Trabalho, os terceiros incomodados, como taxistas, e a mão de obra que trabalha com os aplicativos.
A solução apontada pelo advogado foi identificar a necessidade de uma Lei específica, que regule a atuação dos trabalhadores de aplicativos, já que, hoje, o trabalho em aplicativos beira a informalidade por não possuir uma Lei que assegure a relação entre a mão de obra e os aplicativos. “A sociedade estaria sendo servida dentro de um contexto legal, sem a precarização do trabalho; o Poder Judiciário e MP teriam uma Lei para respeitar e cobrar o seu cumprimento; as empresas de aplicativos por sua vez contariam com uma maior segurança jurídica. Quanto aos terceiros incomodados, os taxistas, no caso do UBER, entendo que é devido ao poder público que comercializou as praças para eles, estipular o pagamento de uma indenização ou compensação, pela invasão de área”, explica o especialista.
Confira outras informações na entrevista completa com Marcos Alencar, disponível no play acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 15/07/2025
Mega-Sena pode pagar prêmio acumulado em R$ 46 milhões...
As apostas podem ser feitas até às 19h
- Por REDAÇÃO
- 15/07/2025
PGR pede condenação de Jair Bolsonaro e mais 7 réus por...
Segundo a PGR, Bolsonaro tinha conhecimento e liderou o plano...
- Por REDAÇÃO
- 11/07/2025
MPF denuncia quatro investigados por crimes financeiros em...
A rede criminosa, revelada pela Operação Amphis, movimentou R$ 250...
- Por REDAÇÃO
- 08/07/2025
CNU pode ser permanente e com provas a cada dois anos, diz...
A declaração foi dada ao repórter Lucas Arruda, da CBN Recife, no...
- Por REDAÇÃO
- 28/06/2025
Governo Federal sanciona lei para gratuidade da CNH para...
O dinheiro arrecadado com o pagamento das multas de trânsito...
- Por REDAÇÃO
- 24/06/2025
Morre, aos 26 anos, Juliana Marins, brasileira que caiu em...
Corpo da jovem foi localizado pelas equipes de resgate no 4º dia de...