Alepe aprova PL que proíbe e pune a prática do surfe nos ônibus
O infrator pode ter de pagar até 100 vezes o valor da passagem

Foto: Reprodução/WhatsApp
A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) aprovou o Projeto de Lei nº 1366/2023, que proíbe a prática de "surfe nos ônibus", constantemente flagrada na Região Metropolitana do Recife (RMR). De acordo com o texto, de autoria do deputado Júnior Tércio (PP), se um passageiro for visto no teto de um ônibus, o motorista deve parar o veículo imediatamente para ordenar a descida. E caso haja persistência, as autoridades policiais poderão ser acionadas.
Entre as multas aplicadas, o infrator pode ter de pagar até 100 vezes o valor da passagem. E para as empresas que não cumprirem a nova legislação, também haverá sanções.
De acordo com o deputado estadual Júnior Tércio (PP), a aprovação do PL 13366/2023 é um passo importante para proteger os usuários do transporte público de Pernambuco. "Precisamos zelar pela segurança de todos que utilizam os ônibus e assegurar que tragédias como as que acompanhamos recentemente não se repitam,” destacou.
Também chamada de "amorcegamento" ou “pegar bigu”, a prática de permanecer acima de um ônibus chega até mesmo a ser combinada pelas redes sociais, onde jovens, tanto meninos quanto meninas, decidem para qual avenida do Grande Recife devem seguir. Acima do coletivo, os grupos ouvem música, dançam e tiram fotos enquanto se equilibram.
Em julho, um adolescente de 17 anos que estava "surfando" em um ônibus na BR-101, no Recife, caiu e quebrou os dois tornozelos quando tentou fugir ao perceber a presença da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Mas a atitude não se limita aos coletivos. No último dia 25 de outubro, um homem de 30 anos caiu e ficou imprensado nos trilhos do metrô do Recife ao se deslocar de um vagão para o outro, pendurado do lado de fora do trem.
De acordo com o Consórcio de Transporte Metropolitano (CTM), o “surfe nos ônibus” é mais comum aos domingos, feriados e nos dias de partidas de futebol na capital pernambucana. Aprovado, o texto segue para sanção da governadora Raquel Lyra (PSDB).
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 15/07/2025
BNDES e Ministério das Cidades preveem ampliação de 81...
Expansão inclui BRT, VLT e monotrilho, dobrando o número de pessoas...
- Por REDAÇÃO
- 15/07/2025
Interdição na Rua João Fragoso de Medeiros altera...
Obra da BRK Ambiental provoca mudança de rotas e cria terminal...
- Por REDAÇÃO
- 11/07/2025
CTTU divulga esquema especial de trânsito para fim de...
Agentes atuarão em diversos bairros da cidade para garantir a...
- Por REDAÇÃO
- 10/07/2025
Igarassu: BR-101 tem duas faixas liberadas após acidente...
Faixas centrais já estão liberadas; incêndio provocado pelo...
- Por REDAÇÃO
- 10/07/2025
Túnel da Abolição é interditado por alagamento e...
CTTU bloqueia acesso e orienta motoristas a desviar pela Rua José...
- Por REDAÇÃO
- 07/07/2025
Avião da Azul é impedido de pousar em Noronha após...
A restrição foi determinada depois que dois aviões atolaram no...