Alepe homenageia União de Mães de Anjos pela luta por crianças com microcefalia
O surto de crianças nascidas com microcefalia em Pernambuco completa 10 anos em 2025

Foto: Roberta Soares/Alepe
A Comissão da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) homenageou a União de Mães de Anjos (UMA), responsável pelo acolhimento de 431 famílias de crianças com microcefalia em Pernambuco. O surto de crianças nascidas com microcefalia por síndrome congênita do zika vírus completa 10 anos.
A homenagem foi realizada nesta sexta-feira (30) durante uma audiência pública presidida pelo deputado estadual Gilmar Júnior (PV). A fundadora da UMA, Germana Soares, falou sobre a resistência das mães nos 10 anos da associação.
“Não precisávamos resistir tanto se tivéssemos acesso a todos os tratamentos adequados, acompanhamento, assistência e escola. Nós representamos um grito de socorro para que o poder público e a sociedade não esqueçam que essa geração existe, que fomos vítimas de uma emergência internacional de saúde. Por incrível que pareça, 10 anos se passaram, mas as nossas cobranças ainda são as de 10 anos atrás”, relata.
O primeiro caso confirmado de microcefalia causada pelo zika vírus foi o de Jayane Cristina, nascida em 28 de maio de 2015. Crislene Feitosa, mãe de Jayane, recebeu uma homenagem especial na audiência. “Sou muita grata a Deus pelos 10 anos da minha filha, e também sou grata à UMA. Não foi fácil a nossa caminhada”, declarou.
Já o deputado Gilmar Júnior (PV) destacou a importância da União de Mães de Anjos (UMA) para discussão das lacunas da rede estadual de saúde no atendimento multidisciplinar às crianças, afirmou.
“Nós lutamos para que essa geração não seja esquecida e para construir as políticas públicas necessárias para que elas tenham uma vida de qualidade e respeito”, declarou.
A relação entre a infecção pelo vírus zika, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo da dengue, na gravidez e a microcefalia foi confirmada pelo Ministério da Saúde em novembro de 2015. Em dezembro daquele ano, o Governo Estadual decretou situação de emergência em Pernambuco. Em conjunto, a Alepe aprovou a criação de uma comissão especial de acompanhamento dos casos.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 18/07/2025
Compesa identifica 19 ligações candestinas no Sertão;...
A ação foi motivada por uma queda repentina na vazão de água do...
- Por REDAÇÃO
- 15/07/2025
Pernambuco firma compromisso com a ONU para prevenção à...
O governo coordenará a articulação entre a ONU e os municípios
- Por REDAÇÃO
- 14/07/2025
Espaço Cidadania: SCJ-PE promove equipamento de segurança...
Espaço atende crianças na faixa etária de 4 a 13 anos
- Por REDAÇÃO
- 14/07/2025
Inmet alerta para chuvas de perigo potencial em Pernambuco...
O alerta segue válido até às 10h desta terça-feira (15)
- Por REDAÇÃO
- 12/07/2025
SDS investe em equipamentos tecnológicos para as polícias...
O investimento é de R$ 474.275,85 do Fundo Nacional de Segurança...