Aulas presenciais em Pernambuco serão retomadas em novo horário
As escolas que decidirem reabrir, terão que modificar o horário de início das aulas para o período entre 8h e 8h30. O objetivo é fugir da movimentação intensa nos ônibus e trânsito

A partir da próxima semana, Pernambuco dá início à retomada das aulas presenciais. Elas devem acontecer de forma escalonada, opcional e também com novos protocolos, que incorporam ao dia-a-dia escolar o uso de máscara, o distanciamento social e o reforço da higiene, além do monitoramento e da testagem.
O secretário estadual de Educação e Esportes, Fred Amancio, destacou que se trata de uma autorização que foi concedida pelas autoridades sanitárias do Estado e que estão sendo tomadas providências. “Não importa se é escola pública ou privada, para que se possa avançar nesse processo, devem ser atendidas as recomendações e medidas que estão sendo estabelecidas no protocolo. Estaremos trabalhando com uma quantidade menor nas salas de aula. E, falando um pouco da nossa rede pública estadual, foi feito todo um trabalho para que essas escolas tenham todo um estoque do álcool em gel”, apontou o secretário.
As escolas que retomarem as aulas presenciais, a partir de 6 de outubro, terão que modificar o horário de início das aulas para o período entre 8h e 8h30. A ideia é fugir do horário de maior movimento em ônibus e do trânsito mais intenso.
Com relação a esse protocolo, o secretário esclareceu que é um documento que pode ser permanentemente aprimorado. “Recebemos sugestões, analisamos em conjunto com a Secretaria de Saúde e a maior parte delas não trata da inclusão de novos itens, mas de um detalhamento com relação aos já existentes. A partir de um trabalho feito em parceria com uma série de instituições, está sendo adotada uma ampliação, uma série de medidas nesse protocolo que, na realidade, são orientações, informações a procedimentos relacionados à questão de monitoramento e testagem”, explicou Amancio.
Sobre a questão da testagem, o secretário de Educação lembrou, ainda, do novo centro que será implantado para os profissionais de educação. “É importante destacar que, para os profissionais da educação, está sendo criado um novo centro de testagem em parceria com a Secretaria de Saúde, que vai funcionar em sua sede, na Várzea. Os profissionais e seus familiares não terão que utilizar apenas esse local, mas também poderão utilizar toda a estrutura existente”, concluiu.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 15/07/2025
SESI-PE abre 300 vagas para cursos gratuitos de...
Formações em Satisfação do Cliente e Oratória são oportunidades...
- Por REDAÇÃO
- 15/07/2025
Educação inclusiva em Pernambuco enfrenta carência de...
Levantamento mostra que metade dos alunos neuroatípicos não recebe...
- Por REDAÇÃO
- 15/07/2025
PROUPE abre 1.560 bolsas de estudo de até R$ 500 para...
As vagas são voltadas ao segundo semestre letivo deste ano
- Por REDAÇÃO
- 14/07/2025
Reunião anual da SBPC inicia programação gratuita no...
O evento conta com cerca de 200 atividade
- Por REDAÇÃO
- 09/07/2025
Faculdade Senac abre mais de mil vagas para cursos em...
Inscrições são gratuitas e podem ser feitas online; aulas começam...
- Por REDAÇÃO
- 04/07/2025
UPE abre vagas para cursos de idiomas e tecnologia do...
Os interessados devem se inscrever até o dia 31 de julho pelo site...