Chacina de Camaragibe: 12 PMs se tornam réus por tortura a duas vítimas
Crime ocorreu em setembro de 2023, com a morte de 9 pessoas

Foto: Reprodução/Redes Sociais
Os policiais militares que respondem pelos homicídios que ocorreram em Camaragibe, no Grande Recife, em setembro de 2023, agora são réus em novo crime. Os doze acusados receberam denúncia do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) pelo crime de tortura, e devem responder na Vara da Justiça Militar.
O crime, que teve repercussão nacional, conhecido como Chacina de Camaragibe, ocorreu após as mortes do soldado Eduardo Roque, de 33 anos, e do cabo Rodolfo José, de 38 anos. Os militares respondiam a uma ocorrência, no bairro de Tabatinga, quando foram assassinados. A suspeita é que o vigilante Alex da Silva Barbosa, conhecido como Alex Samurai, teria efetuado os disparos e fugido do local.
Horas depois da morte dos policiais, três irmãos de Alex foram assassinados a tiros. As cenas do crime, inclusive, foram transmitidas ao vivo nas redes sociais por uma das vítimas. Já na manhã seguinte, os corpos da mãe e da esposa de Alex foram encontrados em um canavial em Paudalho, na Zona da Mata Norte de Pernambuco. Em março de 2024, os policiais militares que participaram da "caçada" contra Alex viraram réus por triplo homicídio duplamente qualificado (motivo torpe e sem chance de defesa das vítimas).
A nova denúncia do MPPE não é por homicídio, e, sim, por tortura de duas pessoas para colher informações sobre o paradeiro de Alex e seus parentes. De acordo com o documento: "os denunciados constrangeram as vítimas com emprego de violência e grave ameaça, causando-lhes sofrimento físico e mental". O texto ainda indica que os "policiais militares se deslocaram até a localidade de Tabatinga, sob o comando, instrução e monitoramento de Oficiais da Polícia Militar, (...) com intuito homicida, em vingança à morte dos dois policiais".
Desde março, cinco dos policiais investigados estão presos por envolvimento na morte de três irmãos de Alex Samurai.
Com apuração da repórter Taynã Olimpia.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 18/07/2025
Compesa identifica 19 ligações candestinas no Sertão;...
A ação foi motivada por uma queda repentina na vazão de água do...
- Por REDAÇÃO
- 15/07/2025
Pernambuco firma compromisso com a ONU para prevenção à...
O governo coordenará a articulação entre a ONU e os municípios
- Por REDAÇÃO
- 14/07/2025
Espaço Cidadania: SCJ-PE promove equipamento de segurança...
Espaço atende crianças na faixa etária de 4 a 13 anos
- Por REDAÇÃO
- 14/07/2025
Inmet alerta para chuvas de perigo potencial em Pernambuco...
O alerta segue válido até às 10h desta terça-feira (15)
- Por REDAÇÃO
- 12/07/2025
SDS investe em equipamentos tecnológicos para as polícias...
O investimento é de R$ 474.275,85 do Fundo Nacional de Segurança...