De acordo com o Membro da Comissão Eleitoral da OAB, a possibilidade numérica para atingir o coeficiente eleitoral diminui sensivelmente

Nas próximas eleições municipais de 2020, algumas mudanças serão realizadas e os candidatos que pretendem disputar às eleições para os cargos de vereador, prefeito e vice, precisarão se adequar às novas regras eleitorais. Durante o programa CBN Recife desta terça-feira (29), o advogado, membro da Comissão Eleitoral da OAB nacional, Emílio Duarte, explicou quais são as novas regras e esclareceu as principais dúvidas.
Como destaque dessas mudanças, o advogado pontuou as novas regras que os partidos não poderão mais formar coligações para concorrer às eleições proporcionais, que foi criada pelo Congresso em 2017, mas só irão valer a partir do ano de 2020. “Antigamente, se fizesse uma coligação do Partido A com o X para vereador, podia lançar 200% do número de assentos. Por exemplo, na grande maioria do interior do estado, as Câmaras possuem 9 vereadores, que é o mínimo condicional, então, se você coligasse, poderia lançar 18 candidatos e a possibilidade de atingir o coeficiente eleitoral é muito maior. Agora, não pode mais coligar e só pode lançar 150% do número de assentos. Nesse mesmo exemplo de 9, de 18, cai para 14 candidatos no máximo. A possibilidade numérica de você atingir o coeficiente eleitoral diminui sensivelmente”, explica Emílio.
Confira outras regras e informações para as eleições municipais de 2020 na entrevista completa com Emílio Duarte, no play acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 18/07/2025
PF cumpre mandados na casa de Bolsonaro; ex-presidente vai...
Ele ainda não poderá se comunicar com o filho, Eduardo Bolsonaro
- Por REDAÇÃO
- 14/07/2025
Governo Federal vai trabalhar para reverter taxação dos...
Nos próximos dias governo federal se reunirá com o setor privado
- Por REDAÇÃO
- 08/07/2025
Sivaldo Albino tem 87% de aprovação em Garanhuns, segundo...
Resultados de uma pesquisa conduzida entre os dias 4 e 6 de julho
- Por REDAÇÃO
- 05/07/2025
Comissão da Câmara do Recife começa a discutir nova lei...
Grupo especial vai analisar projeto que busca modernizar a...
- Por REDAÇÃO
- 02/07/2025
Quaest: avaliação do governo Lula é a pior entre os...
O levantamento ouviu 203 deputados, cerca de 40% da composição da...