De acordo com a Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, o número é 87% maior do que o registrado no mesmo período em 2022

Foto: Reprodução/G1
Os primeiros 5 meses de 2023 trouxeram um número preocupante. O Disque 100, canal de atendimento para relatar violações contra os direitos humanos, registrou mais de 47 mil denúncias de violência cometida contra pessoas idosas, o que remete a cerca de 282 mil violações de direitos como violência física, psicológica, negligência e exploração financeira ou material.
De acordo com a Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, o número é 87% maior do que o registrado no mesmo período em 2022, quando 150 mil violações foram anotadas a partir de mais de 30 mil denúncias.
Para conscientizar a população sobre o tema, o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania lançou na quinta-feira (1º) a campanha Junho Violeta, que promove ações publicitárias e debate políticas para ajudar essa parcela da população. A campanha segue até o final do mês.
Se você conhece alguém que está passando por essa situação, telefone para o Disque 100. O serviço de atendimento é gratuito, sigiloso e opera 24 horas por dia, todos os dias da semana, inclusive nos fins de semana e feriados.
Ouça a notícia da repórter Lara Sá clicando no play acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 16/07/2025
Árvore cai e atinge veículos na Rua dos Navegantes, em...
Não houve registro de feridos, apenas danos materiais
- Por REDAÇÃO
- 13/07/2025
Incêndio atinge Camelódromo na Av. Dantas Barreto; quatro...
Não houve registros de vítimas e os danos foram apenas materiais
- Por REDAÇÃO
- 13/07/2025
Motorista salta de veículo em movimento para fugir de...
O crime aconteceu na última quinta-feira (10)
- Por REDAÇÃO
- 11/07/2025
Mulher morre após ser atropelada por ônibus no Terminal...
A vítima, que ainda não teve a identidade informada, foi atingida...