Emenda Constitucional foi publicada e promulgada na terça-feira (12)

Após nove meses de tramitação, o Congresso Nacional promulgou a Emenda Constitucional 103, de 2019, que altera o sistema de Previdência Social e modifica as regras para a aposentadoria, as quais já estão em vigor. Em entrevista concedida ao programa CBN Recife, o advogado especialista em direito previdenciário, Almir Reis, destacou as principais mudanças que os colaboradores da iniciativa privada e dos setores públicos terão que resolver para garantir a aposentadoria.
De acordo com o jurista, a regra básica que sofreu alterações foi a condicionante a idade mínima para ter acesso à aposentadoria, que no modelo previdenciário anterior privilegiava o tempo de contribuição, mas agora varia de acordo com o tempo de contribuição. “Precisa ter uma idade mínima de 65 anos para acesso ao benefício, no caso dos homens, e de 62 anos, no caso das mulheres, essa é a regra geral, com o tempo mínimo de contribuição que varia: se eu sou da iniciativa privada ou do serviço público. Pra quem é da parte privada, é preciso comprovar 15 anos, no caso de homens e mulheres, se já estava no sistema, ao tempo da aprovação na proposta de reforma da previdência ou 25 anos, no caso dos servidores públicos”, explica o especialista.
Confira outras mudanças e destaques da Reforma da Previdência na entrevista completa com Almir Reis, disponível no play acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 18/07/2025
PF cumpre mandados na casa de Bolsonaro; ex-presidente vai...
Ele ainda não poderá se comunicar com o filho, Eduardo Bolsonaro
- Por REDAÇÃO
- 14/07/2025
Governo Federal vai trabalhar para reverter taxação dos...
Nos próximos dias governo federal se reunirá com o setor privado
- Por REDAÇÃO
- 08/07/2025
Sivaldo Albino tem 87% de aprovação em Garanhuns, segundo...
Resultados de uma pesquisa conduzida entre os dias 4 e 6 de julho
- Por REDAÇÃO
- 05/07/2025
Comissão da Câmara do Recife começa a discutir nova lei...
Grupo especial vai analisar projeto que busca modernizar a...
- Por REDAÇÃO
- 02/07/2025
Quaest: avaliação do governo Lula é a pior entre os...
O levantamento ouviu 203 deputados, cerca de 40% da composição da...