Advogado, especialista em direito previdenciário, destaca que a redução do quadro de servidores agrava o cenário

A fila para concessão dos benefícios do INSS continuam aumentando no Brasil. Atualmente, o número chega a cerca de 2 milhões de pedidos de benefícios represados, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tenta contornar a falta de servidores com a implementação de um modelo de gestão mais moderno. No entanto, na última década, o tempo médio de concessão de benefícios triplicou: foi de 27 para 81 dias. Quem pediu aposentadoria no fim de 2019 esperou, em média, 124 dias para recebê-la, ou seja, mais de quatro meses. Dez anos antes, a espera média era de 33 dias.
Em entrevista concedida ao programa CBN Recife, o advogado, especialista em direito previdenciário, Almir Reis, destacou que a redução do quadro de servidores e o aumento da demanda pela concessão da aposentadoria são os dois problemas crônicos que estão agravando esse cenário. Ele ressaltou que o governo entende que consegue resolver esses problemas através da digitalização dos processos, no entanto o resultado é controverso. “O que a gente vem observando é que na última década, essa história de digitalizar não tem resolvido os problemas, têm agravado, porque a gente digitaliza os processos, mas não tem servidores na retaguarda para avaliar”, afirma Almir.
Confira outras informações na entrevista completa com Almir Reis, disponível no play acima.
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