Estado lança edital para alargamento da Pan Nordestina e recuperação do Túnel Felipe Camarão
Os editais constam no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (21)

Foto: Yacy Ribeiro/Secom
O Governo de Pernambuco publicou o edital de licitação para o alargamento da ponte sobre o Rio Beberibe na Avenida Pan Nordestina, em Olinda, conhecida como Ponte Preta, e para recuperação estrutural do Túnel Felipe Camarão, no bairro do Jordão, na Zona Sul do Recife. Os editais constam no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (21).
Para a execução das obras no túnel Felipe Camarão, em Recife, o investimento previsto é de R$ 7,8 milhões. Uma empresa especializada em engenharia será contratada, e o prazo de conclusão das intervenções é de 360 dias após a emissão da ordem de serviço.
No caso da Ponte Preta, em Olinda, a expectativa é de que a licitação ocorra no início de abril e que as obras comecem até o final de maio, com prazo de conclusão de 12 meses. A iniciativa ainda é parte das obras de mobilidade previstas para a Copa do Mundo de 2014, e representa um investimento de cerca de R$ 18 milhões.
Túnel Felipe Camarão
A necessidade de recuperação do Túnel Felipe Camarão foi identificada pelo Governo do Estado por meio de uma vistoria técnica que revelou problemas em sua estrutura, como desplacamentos de materiais, fissuras, rachaduras, infiltrações e exposição de armaduras oxidadas.
Foto: Yacy Ribeiro/Seco
“As obras de recuperação do Túnel Felipe Camarão são uma prioridade do Governo de Pernambuco para garantir a segurança e a mobilidade da população. A degradação da estrutura exige uma intervenção imediata, e essa licitação representa um passo essencial para devolver à população um equipamento viário seguro e eficiente”, disse o secretário de Mobilidade e Infraestrutura, Diogo Bezerra.
Construído em 2012, o túnel não passou por manutenção adequada desde sua inauguração, o que resultou em um agravamento significativo da degradação estrutural. Além disso, o sistema hidráulico de drenagem do túnel, responsável pela evacuação das águas pluviais, encontra-se em colapso. Com chuva ou sem, o local é constantemente afetado por alagamentos.
De acordo com o diretor-presidente do Departamento de Estradas de Rodagem em Pernambuco (DER-PE), Rivaldo Melo, “a situação estrutural do Túnel Felipe Camarão exige uma intervenção técnica criteriosa para corrigir os danos acumulados ao longo dos anos. Com essa licitação, daremos início a um trabalho essencial para restaurar a integridade da estrutura e melhorar as condições de trafegabilidade no local”, declarou.
Foto: Yacy Ribeiro/Secom
Ponte Preta
Já a Ponte Preta é um dos principais gargalos no corredor Norte-Sul da RMR. Atualmente, a via reduz de oito para quatro faixas no trecho da ponte, causando constantes engarrafamentos. A intervenção será coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, e deve ampliar a estrutura para igualar o número de faixas ao restante da avenida, além de contemplar a instalação de nova iluminação pública na Pan Nordestina.
“Todo mundo que transita pela Pan Nordestina sabe que ali é um grande gargalo, que vai ser resolvido nesse processo de alargamento", pontuou o secretário executivo de Desenvolvimento Urbano do Estado, Francisco Sena.
No ano passado, o Estado entregou o alargamento da Avenida Pan Nordestina e do Canal da Malária, ampliando de seis para oito faixas de rolamento, com nova drenagem, ciclofaixa e segregação da via exclusiva para o BRT. No entanto, o alargamento da ponte não foi contemplado no projeto original de ampliação da Pan Nordestina devido à complexidade técnica e ao custo elevado da fundação da ponte.
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