Festa do Carmo, no Recife, deve reunir 1,5 milhão de fiéis e terá procissão luminosa
A 329ª Festa de Nossa Senhora do Carmo acontecerá entre os dias 6 e 16 de julho

Foto: Lucas Arruda/CBN Recife
A 329ª Festa de Nossa Senhora do Carmo acontece no Recife de 6 a 16 de julho, com a expectativa de reunir um 1,5 milhão de fiéis católicos nos 11 dias de celebração religiosa. Em 2025, o tema da festa é “Mãe do Carmelo, portadora da Esperança e Salvação que é Cristo”, e como lema, “Alegrai-vos na esperança, perseverai na tribulação e persisti na oração.” Mais de 100 missas serão celebradas na Basílica do Carmo e no Claustro do Convento.
O Reitor da Basílica, Frei Cidmário Bezerra, conta que a festa faz referência ao Ano Jubilar da Igreja Católica, centrado na temática da esperança. E além dos momentos tradicionais que compõem o novenário e o dia de Nossa Senhora do Carmo, algumas atividades terão novidades.
“No dia 15, às 17h, faremos a troca da coroa de Nossa Senhora, para o que chamamos de coração. Vamos trocar a coroa que ela vai usar na novena, mas também vamos colocar a nova coroa para o dia da festa, preparando esse grande dia. Outra novidade é que faremos uma procissão luminosa no Dia de Nossa Senhora do Carmo, às 18h, com as lanternas iluminando não somente a cidade do Recife, mas trazendo essa luz de Deus para o nosso coração”, relatou.
A procissão luminosa acontecerá após a Missa Campal, que neste ano será presidida pelo Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Paulo Jackson, às 16h30. Os fiéis seguirão em procissão com a imagem de Nossa Senhora do Carmo Peregrina saindo do Pátio do Carmo e seguindo pelas avenidas Nossa Senhora do Carmo, Martins de Barros, Praça da República, Rua do Sol, Avenida Guararapes, Avenida Dantas Barreto e retorno para o Pátio do Carmo.
A programação da 329ª Festa de Nossa Senhora do Carmo terá início no domingo, 6 de julho, às 8h, com a Missa Solene de abertura, presidida pelo Prior Provincial da Província Carmelitana Pernambucana, Frei José Roberval Mendes Pereira. Na sequência, haverá o hasteamento da bandeira de Nossa Senhora do Carmo.
Horários das Missas
No dia 6, as celebrações eucarísticas acontecerão exclusivamente na Basílica do Carmo, com quatro missas programadas para às 8h, 10h, 12h e 15h. Entre os dias 7 e 11 de julho, também na Basílica, serão celebradas cinco missas diárias, às 7h, 9h, 10h, 12h e 15h. Além disso, os fiéis poderão participar diariamente da Recitação do Santo Terço, às 11h, e da Hora Santa Eucarística, às 14h. As novenas acontecem sempre às 18h. A partir do dia 12 de julho, as celebrações passam a ocorrer também no Claustro do Convento.
Na terça-feira, 15 de julho, véspera solene, as missas na Basílica serão celebradas de hora em hora, às 7h, 8h, 9h, 10h, 11h, 12h, 13h, 14h e 15h. Já no Claustro do Convento, as missas ocorrerão nos seguintes horários: 8h30, 9h30, 10h30, 11h30, 12h30, 13h30, 14h30, 15h30 e 16h30.
Às 17h, ocorre a cerimônia de liturgia de coroação da imagem de Nossa Senhora do Carmo. Já às 18h, durante a Véspera Solene em honra à Santíssima Virgem do Maria do Monte Carmelo, será apresentado o novo manto da imagem de Nossa Senhora do Carmo Peregrina, que sairá em procissão no dia seguinte.
Foto: Mayara Amancio/CBN Recife
Dia da Padroeira – 16 de julho
Na quarta-feira, 16 de julho, dia da Padroeira do Recife, serão celebradas 25 missas ao longo do dia. A primeira acontece às 4h e a última às 16h30, culminando com a Missa Solene Campal, presidida por Dom Paulo Jackson, Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Olinda e Recife.
Programação Cultural
Haverá programação cultural em todos os dias celebração da Festa de Nossa Senhora do Carmo. As apresentações acontecem diariamente, a partir das 20h, no palco instalado no Pátio do Carmo, em frente à Basílica. Entre as atrações, Petrúcio Amorim, Padre João Carlos, Padre Damião Silva, Banda Santropê, Carta de Baralho, Dudu do Acordeon, Forró Chicote, Los Cubanos, Forró Zé Amarok, Dj Roony, Armando Cavalcanti e Padre Neto Feitosa.
Trânsito
O Gerente de Operações da CTTU, André Luiz Pereira, conta que o esquema de trânsito montado para permitir a movimentação dos fiéis pela região central do Recife terá apenas uma mudança no dia de Nossa Senhora do Carmo, 16 de julho.
“Nós vamos manter as vagas, os estacionamentos e vamos fazer uma intervenção na Avenida Nossa Senhora do Carmo com a Rua do Imperador. Vamos proibir que os veículos venham, nesse sentido, à Basílica, uma vez que não vai mais ter como sair. Mas fica mantida a circulação do transporte coletivo para aqueles veículos que vêm da Dantas do Barreto e da Guararapes. Entretanto, os que vierem da Rua do Imperador, deverão seguir em frente, no sentido ao terminal de passageiros. A população já conhece a festa, já está acostumada e vai saber circular na cidade”, pontuou.
Foto: Lucas Arruda/CBN Recife
Confissões
Durante o período da festa, as confissões serão realizadas exclusivamente na Igreja da Ordem Terceira do Carmo (localizada ao lado da Basílica), das 9h às 11h30 e das 14h às 17h.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 17/07/2025
Justiça Federal de Pernambuco condena quadrilha acusada de...
Esquema de “idosos de aluguel” gerou prejuízo total estimado de...
- Por REDAÇÃO
- 17/07/2025
FAB inaugura nova Torre de Controle no Recife e transfere...
Estrutura moderna promete mais segurança no tráfego aéreo do...
- Por REDAÇÃO
- 17/07/2025
Estado divulga construção de Complexo de Polícia...
Unidade é a quarta divulgada somente neste mês
- Por REDAÇÃO
- 17/07/2025
Olinda inicia Festa de Nossa Senhora do Carmo nesta...
Celebração religiosa terá 10 dias de programação no Sítio...
- Por REDAÇÃO
- 17/07/2025
Senado Federal aprova Medida Provisória para reajuste de...
O impacto orçamentário estimado é de R$ 3 bilhões no primeiro ano...
- Por REDAÇÃO
- 17/07/2025
Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 3,5 milhões nesta...
Os números sorteados poderão ser acompanhados pela transmissão ao...