Mesmo com alguns desafios, como a substituição de 221 urnas que apresentaram problemas técnicos e a pandemia do novo coronavírus, órgão aponta que o primeiro turno da eleições municipais foi tranquilo

Foto: Reproducao / G1
Após o final do primeiro turno das Eleições Municipais do Recife, realizado neste domingo (15), é possível repercutir como foi realizada a votação na capital pernambucana. De maneira geral, os cidadãos ressaltaram que o processo eleitoral foi feito de maneira tranquila, mesmo diante da condições referentes à crise sanitária mundial, provocada pela pandemia do novo coronavírus. Inclusive, foi perceptível a adesão da grande maioria da população das medidas de segurança: máscara, álcool em gel e distanciamento social.
No entanto, alguns problemas estiveram presentes na decisão da nova gestão municipal, muitos antigos, como a poluição das ruas com panfletos jogados no chão, outros contrários à necessidade atual da pandemia, como aglomerações e festas na frente de alguns colégios eleitorais. Além disso, seis pessoas foram presas em flagrante,por suspeita de compra de votos, em Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata de Pernambuco. De acordo com Secretaria de Defesa Social (SDS) , as seis pessoas foram levadas para a delegacia da cidade. O órgão informou que não há políticos envolvidos nesse caso e todos os autuados em flagrante serão encaminhados para a audiências de custódia.
Ao longo do dia, foi informado pelo Tribunal Regional Eleitoral em Pernambuco (TRE-PE) que cerca de 211 urnas eletrônicas tiveram que ser substituídas por problemas técnicos. Em entrevista concedida ao programa CBN Recife, o diretor do TRE-PE, Orson Lemos, ressaltou que os defeitos das máquinas não representam agravantes para o processo. ‘’Nós já preparamos 18.771 urnas e preparamos 1.700 de contingência. Historicamente, é um percentual mínimo. Na hora de substituir, é mantido o sigilo do voto, é mantido os votos das que ficaram inoperantes, são transferidos para a nova urna, sem identificação de ninguém, sem identificação dos votos. É garantido o sistema e não há perda nenhuma dos votos’’, explica o diretor, que comemora o dia de votação calmo, mesmo com alguns desafios: “foi mais simples do que uma Eleição Geral”.
Confira outras informações na entrevista completa com Orson Lemos, disponível no play acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 18/07/2025
PF cumpre mandados na casa de Bolsonaro; ex-presidente vai...
Ele ainda não poderá se comunicar com o filho, Eduardo Bolsonaro
- Por REDAÇÃO
- 14/07/2025
Governo Federal vai trabalhar para reverter taxação dos...
Nos próximos dias governo federal se reunirá com o setor privado
- Por REDAÇÃO
- 08/07/2025
Sivaldo Albino tem 87% de aprovação em Garanhuns, segundo...
Resultados de uma pesquisa conduzida entre os dias 4 e 6 de julho
- Por REDAÇÃO
- 05/07/2025
Comissão da Câmara do Recife começa a discutir nova lei...
Grupo especial vai analisar projeto que busca modernizar a...
- Por REDAÇÃO
- 02/07/2025
Quaest: avaliação do governo Lula é a pior entre os...
O levantamento ouviu 203 deputados, cerca de 40% da composição da...