Fortes chuvas deixam cidades da Região Metropolitana do Recife em estado de atenção
Em Jaboatão dos Guararapes, nas últimas 24h, choveu 162,79 mm

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Devido às fortes chuvas, as cidades da Região Metropolitana do Recife (RMR) estão em estado de atenção. Nas últimas 24h, segundo o portal de monitoramento das chuvas da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), Olinda foi a cidade onde mais choveu em Pernambuco: 172 mm, mais da metade de toda chuva esperada para o mês de maio na RMR. Recife, Jaboatão dos Guararapes, Abreu e Lima e Paulista já ultrapassaram os 150 mm.
No Recife, duas pessoas morreram eletrocutadas em um trailer comercial no bairro da Imbiribeira, na Zona Sul da capital pernambucana. A Neoenergia Pernambuco identificou uma ligação clandestina no equipamento. As vítimas são uma mulher de 50 anos, que trabalhava no local, e um homem de 40 anos, que segundo relatos, tinha ido comprar janta e acabou recebendo a descarga elétrica.
No total, a Defesa Civil da capital pernambucana recebeu mais de 23 acionamentos. Dentre eles, a queda de uma barreira no bairro da Bomba do Hemetério, na Zona Norte. Em Jaboatão dos Guararapes, outras duas barreiras caíram, nos bairros de Zumbi do Pacheco e Sucupira. Até o momento, não há registro de vítimas.
Segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), a previsão é de que as chuvas continuem fortes ao longo desta quinta-feira (15) na RMR, na Zona da Mata Norte e na Zona da Mata Sul.
Suspensão de aulas
A Secretaria de Educação do Governo de Pernambuco suspendeu as aulas nas escolas estaduais no Recife, na Região Metropolitana e na Zona da Mata, onde estão os municípios afetados pelas chuvas nas últimas horas. As redes municipais de ensino das cidades de Recife, Olinda, Cabo de Santo Agostinho, Paulista e Abreu e Lima também suspenderam as atividades presenciais.
Entre os estabelecimentos de ensino superior, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), a Universidade de Pernambuco (UPE) a Universidade Católica de Pernambuco já suspenderam as aulas para os turnos da tarde e da noite.
Abrigos no Recife
O abrigo do CSU Bidu Krause e o abrigo emergencial do Arruda estão abertos e outros 3 abrigos estão em prontidão para necessidade de abertura. A Defesa Civil do Recife pode ser acionada pelos telefones 0800-0813400 e 3036-4873, ou pelo Conecta Recife. O atendimento é gratuito e acontece 24h por dia.
Jaboatão dos Guararapes
De acordo com a Defesa Civil de Jaboatão dos Guararapes, até o momento, foram registradas 35 ocorrências, com destaque para dois deslizamentos de barreiras, sendo um em Zumbi do Pacheco e outro em Sucupira, ambos sem vítimas. As equipes da Defesa Civil estão no local prestando assistência às famílias.
Em caso de emergência, a população poderá entrar em contato com a Defesa Civil do Jaboatão pelos telefones: 9. 9195.6655 (Whatsapp) e 0800.281.2099. O atendimento é 24h.
Paulista
Em Paulista, a Defesa Civil informou que o Serviço de Atendimento Móvel (Samu) e a Guarda Municipal estão mobilizados para garantir a segurança e o bem estar da população. A Defesa Civil pode ser acionada pelo Whatsapp (81) 99784-0270, já o Centro Integrado de Segurança dispõe do telefone (81) 3371-7992.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 12/07/2025
Paulista: trânsito sofre alteração no Centro para...
Os motoristas não poderão contornar a praça Agamenon Magalhães...
- Por REDAÇÃO
- 12/07/2025
Governo de Pernambuco autoriza 4 obras viárias em Olinda;...
A governadora Raquel Lyra anunciou as medidas durante a entrega da...
- Por REDAÇÃO
- 11/07/2025
Transporte público no Grande Recife é mal avaliado por...
Estudo realizado pela Unifafire revela que superlotação,...
- Por REDAÇÃO
- 04/07/2025
Igarassu adota medidas preventivas devido às fortes chuvas...
O Governo de Pernambuco também prestou apoio ao estado de...
- Por REDAÇÃO
- 04/07/2025
Canal do Fragoso: MPPE e Defensoria Pública fiscalizam...
Cehab e Secretaria de Obras de Olinda apresentaram explicações
- Por REDAÇÃO
- 02/07/2025
Igarassu abriga 21 desalojados em decorrência das chuvas...
Prefeitura também ampliou os serviços de medidas preventivas