Uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) revela aumento nas reclamações envolvendo empréstimo consignado do Instituto Nacional do Seguro Social aumentaram 126% no último ano

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Os golpes financeiros contra idosos vem crescendo em meio a crise da covid-19. Uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) revela aumento nas reclamações envolvendo empréstimo consignado do Instituto Nacional do Seguro Social aumentaram 126% no último ano.
Uma pesquisa da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) aponta que na pandemia houve aumento de 80% nas tentativas de phishing, fraudes que têm início através de e-mails carregados de vírus ou links que direcionam o consumidor para usuários falsos. As fraudes também são muito comuns através de ligações e por links enviados aos usuários do aplicativo WhatsApp. Nestas circunstâncias, o público idoso é um dos mais vulneráveis.
Na modalidade de crime, os envolvidos também ligam para a casa do cliente e dizem ser do banco, pedem para a vítima informar dados e senhas pessoais. Também acontece do fraudador pedir para o cliente realizar uma transferência como teste.
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