Governo de Pernambuco abre licitação para alargamento da Avenida Caxangá, no Recife
Intervenção ainda faz parte do planejamento da Copa do Mundo de 2014

Foto: Miva Filho/Secom
O Governo de Pernambuco publicou o edital para a contratação de empresa de engenharia que ficará responsável por executar as obras de alargamento da Avenida Caxangá (PE-005), na Zona Oeste do Recife, onde serão contempladas 13 estações de BRT.
O investimento estimado é de R$ 3,9 milhões, e a intervenção ainda faz parte das obras da Copa do Mundo de 2014, como destaca a governadora Raquel Lyra.
"O alargamento da Avenida Caxangá nos trechos das estações de BRT localizadas nesta importante via que corta a Zona Oeste do Recife representa o pagamento de uma dívida antiga do Estado para com os pernambucanos. Com essa intervenção, vamos ajudar a melhorar a mobilidade na nossa capital, otimizando o deslocamento não apenas de quem usa carro, mas sobretudo transporte público. Também iremos recuperar sete estações de BRT e construir outras oito para que os usuários do sistema de transporte público de passageiros sejam tratados com mais dignidade", disse.
A sessão para definição da empresa responsável pelas obras será realizada no dia 13 de fevereiro. O projeto contempla melhorias no entorno das seguintes estações de BRT: Abolição, Zumbi, Getúlio Vargas, Forte do Arraial, Parque do Cordeiro, Caiara, BR-101, Riacho Cavouco, Engenheiro Poeta, Capibaribe, Padre Cícero, Barreiras e Areinha, além do trecho de acesso à Estrada de Aldeia (PE-027).
De acordo com o secretário executivo de Desenvolvimento Urbano, Francisco Sena, “não se trata de uma ampliação ao longo de toda a via, mas sim de intervenções pontuais para melhorar o fluxo nesses trechos”.
BRT requalificado
Há previsão de obras para todo o sistema de BRT no Grande Recife. No Corredor Norte-Sul, sete estações serão recuperadas e outras duas novas serão construídas: a Estação Cruz de Rebouças (Igarassu) e a Estação Matinha (Paulista). No Corredor Leste-Oeste, que inclui a Avenida Caxangá até Camaragibe, serão implantadas seis novas estações. A expectativa da Seduh é de que as obras de requalificação das estações sejam concluídas ainda este ano.
"Nosso objetivo é finalizar a recuperação dessas sete estações no Corredor Norte-Sul até o final do ano, e entregar as duas novas até o primeiro trimestre do ano que vem", informou o secretário executivo de Desenvolvimento Urbano.
O pacote também envolve a modernização de três terminais integrados de passageiros: Terminal de Camaragibe, Terminal da PE-15 e Terminal Pelópidas Silveira - os dois últimos na cidade de Paulista. O Estado também vai instalar novas passarelas e semáforos inteligentes para dar maior fluidez à faixa exclusiva de BRT e garantir um deslocamento mais rápido para os usuários do sistema.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 15/07/2025
BNDES e Ministério das Cidades preveem ampliação de 81...
Expansão inclui BRT, VLT e monotrilho, dobrando o número de pessoas...
- Por REDAÇÃO
- 15/07/2025
Interdição na Rua João Fragoso de Medeiros altera...
Obra da BRK Ambiental provoca mudança de rotas e cria terminal...
- Por REDAÇÃO
- 11/07/2025
CTTU divulga esquema especial de trânsito para fim de...
Agentes atuarão em diversos bairros da cidade para garantir a...
- Por REDAÇÃO
- 10/07/2025
Igarassu: BR-101 tem duas faixas liberadas após acidente...
Faixas centrais já estão liberadas; incêndio provocado pelo...
- Por REDAÇÃO
- 10/07/2025
Túnel da Abolição é interditado por alagamento e...
CTTU bloqueia acesso e orienta motoristas a desviar pela Rua José...
- Por REDAÇÃO
- 07/07/2025
Avião da Azul é impedido de pousar em Noronha após...
A restrição foi determinada depois que dois aviões atolaram no...