A medida vem após a exoneração de mais de 2,7 mil servidores comissionados

Foto: g1
O governo de Pernambuco anunciou um pacote de redução das despesas e revisão de contratos com o objetivo de economizar R$150 milhões em gastos públicos este ano, com medidas que envolvem redução da frota de carros e reavaliação de contratos. O anúncio foi feito pelos secretários da Fazenda (Sefaz) e da Controladoria Geral do Estado (SCGE). Pernambuco, de acordo com a SEFAZ, gastou R$1,5 bilhão, em 2022. A meta é economizar 10% desse valor gastos com contratos e serviços de custeio. A medida vem após a exoneração de mais de 2,7 mil servidores comissionados. O secretário da Fazenda, Wilson José de Lima, detalha as medidas do pacote de reduções.
Os cortes contemplam passagens aéreas, diárias, frota de carros, uso de combustível, consumo de água, locação de imóveis e readequação de gastos públicos com custeio e de serviços gráficos e impressão. No plano, é prevista a suspensão de novas contratações de mão de obra temporária, convênios, contratos de aluguel e de obras e reformas, exceto nas áreas de educação, saúde, segurança pública e sistema prisional. A secretária da CGE, Érika Lacet, afirmou que um plano de auditoria será apresentado para reavaliação de contratos.
Ainda de acordo com o Plano, todos os órgãos e entidades das administrações diretas e indiretas precisarão apresentar um detalhamento com economia de 25% das despesas de custeio, incluso água, energia elétrica, aluguel, telefonia e limpeza, como também, 25% nos contratos corporativos, incluindo a locação de veículos.
Antes de tomar posse, a equipe de transição da Governador Raquel Lyra (PSDB), apresentou um relatório que aponta a falta de orçamento para a conclusão de obras no estado. Este ano, das 57 obras, 56 precisam ser concluídas, tendo 12 delas em situação de atraso. Nem todas contém recursos assegurados para 2023.
Ouça a matéria do repórter Guilherme Camilo, disponível no play acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 18/07/2025
Receita diz que não fará cobrança retroativa do IOF de...
Fisco vai avaliar situação de contribuinte que pagou IOF
- Por REDAÇÃO
- 18/07/2025
Governo paga primeira parcela do Chapéu de Palha para...
Número de cadastrados diminuiu 9% em relação a 2024 pela...
- Por REDAÇÃO
- 17/07/2025
Justiça Federal de Pernambuco condena quadrilha acusada de...
Esquema de “idosos de aluguel” gerou prejuízo total estimado de...
- Por REDAÇÃO
- 17/07/2025
Aposentados têm até 14 de novembro para aderir ao plano...
Pagamento dos valores terá início a partir de 24 de julho
- Por REDAÇÃO
- 14/07/2025
Ministério da Fazenda aumenta para 2,5% a estimativa do...
Previsão oficial de inflação cai para 4,9%
- Por REDAÇÃO
- 12/07/2025
Goiana, na Mata Norte de Pernambuco, pode receber aeroporto...
O projeto foi anunciado durante visita do ministro Silvio Costa Filho...