Governo de Pernambuco realiza projeto com plantio de mais de 1 mil mudas nas escolas da rede estadual
Plantar Juntos Educação alia ensino e conscientização ambiental e pode ser acompanhada por aplicativo

Foto: Filipe Jordão/Ascom PE
As escolas públicas estaduais de Pernambuco receberam, pelo segundo ano consecutivo, o Plantar Juntos Educação, iniciativa que alia ensino e conscientização ambiental. A cerimônia de abertura aconteceu na Escola de Referência em Ensino Fundamental e Médio (EREFEM) Francisco de Paula Correia de Araújo, em Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife. Mais de mil mudas de espécies nativas foram plantadas, envolvendo toda a rede estadual, composta por 1.064 escolas e cerca de 500 mil alunos.
O projeto busca não apenas o plantio, mas também a gestão das mudas por alunos e professores, estimulando a participação de toda a comunidade escolar, incluindo familiares e funcionários, para fortalecer a preservação ambiental.
O Plantar Juntos Educação é fruto da parceria entre a Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha e a Secretaria de Educação de Pernambuco. A iniciativa integra um programa mais amplo, o Plantar Juntos, política pública estadual que pretende plantar 4 milhões de árvores até 2026, visando recuperar e expandir a cobertura vegetal do estado. Além da educação, o programa abrange outros quatro eixos: empresas (ASG), organizações, municípios e cidadãos.
As mudas utilizadas no projeto foram doadas por parceiras do programa. A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) contribuiu com 700 mudas de sete espécies diferentes, enquanto a Brascon Soluções em Resíduos disponibilizou mais 400 mudas de duas espécies. Essa colaboração reforça a capacidade do Plantar Juntos de conectar instituições que possuem mudas com espaços e pessoas interessadas em realizar o plantio.
O Plantar Juntos Educação também está alinhado ao tema do ano letivo de 2025 nas escolas estaduais: “Vidas, escolas e comunidades: educar para a promoção da justiça socioambiental”. Além disso, o programa contribui diretamente para três dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU: cidades e comunidades sustentáveis, ação climática e vida terrestre.
O acompanhamento das mudas plantadas pode ser feito pelo aplicativo Plantar Juntos, disponível na Play Store e App Store. Escolas interessadas em participar podem solicitar mudas à Secretaria de Meio Ambiente pelo e-mail “[email protected]” ou entrando em contato com a unidade de educação ambiental da Secretaria de Educação de Pernambuco.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 10/07/2025
Inmet renova alerta de chuvas para Pernambuco até...
Região Metropolitana do Recife e Zona da Mata devem registrar até...
- Por REDAÇÃO
- 09/07/2025
Inmet emite alerta de chuvas para o Grande Recife e Zona da...
Aviso indica precipitações de até 50 mm e risco baixo de...
- Por REDAÇÃO
- 08/07/2025
Em Pernambuco, 17 praias estão impróprias para banho,...
Chuvas intensas e alta concentração de coliformes termotolerantes...
- Por REDAÇÃO
- 02/07/2025
Jaboatão dos Guararapes registra sete deslizamentos de...
Ocorrências aconteceram em cinco bairros diferentes; Defesa Civil...
- Por REDAÇÃO
- 01/07/2025
Rio Capibaribe atinge cota de alerta e acende sinal de...
Recife, Camaragibe e São Lourenço da Mata podem enfrentar...
- Por REDAÇÃO
- 01/07/2025
Doze municípios de Pernambuco estão sob alerta de chuva...
Inmet prevê precipitações de até 50 milímetros por dia no...