Governo de Pernambuco suspende construção de novas pousadas em Fernando de Noronha
Medida temporária ocorre durante o desenvolvimento do Estudo de Capacidade de Suporte da ilha

Foto: via g1
As autorizações para construir novas pousadas em Fernando de Noronha foram suspensas pelo Governo de Pernambuco. A decisão, divulgada nesta terça-feira (30), é temporária, válida até a conclusão do Estudo de Capacidade de Suporte, que ainda não teve prazo definido. A pesquisa visa indicar, entre outros pontos, quantos turistas a ilha pode receber sem que ocorram impactos ambientais.
Assim, fica suspensa a tramitação de procedimentos administrativos relativos à emissão de Termo de Permissão do Uso do Solo (TPUs) para construção com fins comerciais, além da aprovação de novos projetos arquitetônicos para fins de uso comercial ou misto que venham a ampliar a oferta de leitos na ilha. Também estão vetadas as construções que possam impactar no aumento da carga no território de Fernando de Noronha.
Para os empreendimentos que já funcionam na ilha, são avaliados pontos como capacidade de distribuição de energia elétrica e de água. E desde 2023, após acordo firmado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) com a União, também é feito o controle do número de visitantes.
A Administração Geral de Fernando de Noronha, por meio de nota conjunta com a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), comunicou ainda que "prepara o anúncio de importantes investimentos em infraestrutura, todos voltados a ampliar a sustentabilidade na ilha e a garantir o vetor de desenvolvimento de Fernando de Noronha na direção da proteção ao patrimônio natural, do desenvolvimento social e da prosperidade econômica em equilíbrio".
Com apuração de Taynã Olimpia e Aline Melo.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 18/07/2025
Compesa identifica 19 ligações candestinas no Sertão;...
A ação foi motivada por uma queda repentina na vazão de água do...
- Por REDAÇÃO
- 15/07/2025
Pernambuco firma compromisso com a ONU para prevenção à...
O governo coordenará a articulação entre a ONU e os municípios
- Por REDAÇÃO
- 14/07/2025
Espaço Cidadania: SCJ-PE promove equipamento de segurança...
Espaço atende crianças na faixa etária de 4 a 13 anos
- Por REDAÇÃO
- 14/07/2025
Inmet alerta para chuvas de perigo potencial em Pernambuco...
O alerta segue válido até às 10h desta terça-feira (15)
- Por REDAÇÃO
- 12/07/2025
SDS investe em equipamentos tecnológicos para as polícias...
O investimento é de R$ 474.275,85 do Fundo Nacional de Segurança...