Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Mobilidade

Governo realiza obra emergencial em aeroporto de Noronha após novo atolamento de avião


Por: REDAÇÃO Portal

Asfalto do pátio cedeu duas vezes em uma semana; obra definitiva deve começar em 15 de julho, mas enfrenta dificuldades com envio de materiais após naufrágio de navio

Asfalto do pátio cedeu duas vezes em uma semana; obra definitiva deve começar em 15 de julho, mas enfrenta dificuldades com envio de materiais após naufrágio de navio

Foto: Reprodução/g1

01/07/2025 14
    Compartilhe:

O governo de Pernambuco realizou uma obra emergencial no pátio do Aeroporto de Fernando de Noronha após um avião da Gol atolar no último domingo (29). O problema aconteceu uma semana depois de outro episódio semelhante, quando uma aeronave da Azul atolou pouco antes da decolagem. A pista de taxiamento, alvo de reclamações recorrentes, vem sofrendo com a instabilidade do solo. A obra emergencial, segundo a concessionária Dix Aeroportos, já foi concluída.

Apesar da intervenção, o serviço definitivo para requalificar o pátio do aeroporto está previsto para começar apenas em 15 de julho. Os materiais que seriam utilizados estavam no navio Harmonia, que naufragou recentemente, o que obriga o governo a buscar novas alternativas logísticas para o envio de insumos à ilha. Procurada, a Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi), responsável pela execução das obras, ainda não se pronunciou sobre o planejamento.

Desde outubro de 2022, a operação de aviões a jato está restrita no aeroporto por determinação da Anac, devido à precariedade da pista. A obra de requalificação começou em setembro de 2024, com custo estimado em R$ 60 milhões, e teve sua primeira etapa  (a reforma do eixo central da pista) concluída em março deste ano. A retomada de voos com aeronaves maiores aconteceu após essa entrega, mas os recentes incidentes voltaram a levantar preocupações sobre a infraestrutura local.
 

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook