A necessidade de ter segurança ao se deslocar em um transporte público, que na maioria das vezes é sobrecarregado, tem levado autoridades e governos a repensar ações para o segmento

Foto: Reprodução/G1
As mudanças provocadas pela pandemia de coronavírus têm impactado não apenas as relações humanas, mas também novas perspectivas para a mobilidade urbana no mundo. A necessidade de ter segurança ao se deslocar em um transporte público, que na maioria das vezes é sobrecarregado, tem levado autoridades e governos a repensar ações para o segmento.
Sem tantas pessoas e veículos nas ruas por causa da maior crise sanitária da história, o desempenho do ônibus coletivo urbano brasileiro que já vinha em queda, foi ainda mais agravado pelos impactos da Covid-19. No auge da pandemia, o setor deixou de realizar 32 milhões de viagens diariamente. No mês de Março, quando Pernambuco tinha apenas 28 casos confirmados da doença, o fluxo de passageiros caiu 45% em terminais de ônibus da Região Metropolitana e mais de 30% no metrô do Recife.
No entendimento de Otávio Cunha, presidente executivo da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos, os governos precisam auxiliar as empresas, para que o serviço não seja paralisado. Segundo ele, é necessário garantir o acesso seguro ao transporte público, para que os usuários que possuem outras possibilidades de locomoção, como carro próprio, não optem por usá-las.
Confira mais informações na reportagem de Anderson Souza, clicando no play acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 16/07/2025
Árvore cai e atinge veículos na Rua dos Navegantes, em...
Não houve registro de feridos, apenas danos materiais
- Por REDAÇÃO
- 13/07/2025
Incêndio atinge Camelódromo na Av. Dantas Barreto; quatro...
Não houve registros de vítimas e os danos foram apenas materiais
- Por REDAÇÃO
- 13/07/2025
Motorista salta de veículo em movimento para fugir de...
O crime aconteceu na última quinta-feira (10)
- Por REDAÇÃO
- 11/07/2025
Mulher morre após ser atropelada por ônibus no Terminal...
A vítima, que ainda não teve a identidade informada, foi atingida...