Jarbas Vasconcelos declara apoio a Dueire e Jarbas Filho, e Raul Henry reage com nota dura
Ex-governador sinaliza afastamento do atual presidente do MDB-PE, que acusa adversários de explorar sua imagem e denuncia ato “indecente”

Foto: Divulgação
O ex-governador de Pernambuco, Jarbas Vasconcelos (MDB), anunciou nesta sexta-feira (4) seu apoio ao grupo liderado pelo senador Fernando Dueire (MDB) e pelo deputado estadual Jarbas Filho (MDB) na disputa pelo comando do diretório estadual do partido. Um dos fundadores da legenda, Jarbas defendeu a renovação da sigla no Estado e destacou a importância de manter os princípios democráticos do MDB. O gesto marca uma mudança significativa na configuração interna do partido, sinalizando o rompimento com o atual presidente estadual, Raul Henry, com quem Jarbas construiu uma parceria política de mais de três décadas.
A reação de Raul Henry foi imediata. Em nota divulgada pouco após o anúncio, ele contestou a validade do apoio de Jarbas e acusou adversários de se aproveitarem do estado de saúde do ex-governador. “Quando Jarbas resolveu se retirar da vida pública foi, lamentavelmente, por estar incapacitado de nela permanecer. É de conhecimento público que suas condições de saúde o impossibilitam de fazer avaliações dos fatos políticos”, afirmou. Henry classificou a situação como uma das maiores indignidades já vistas em Pernambuco e disse ter convicção de que a opinião pública e os filiados do MDB irão repudiar “esse ato fraudulento, indecente e de falta de respeito com um dos maiores líderes da nossa história”.
Mesmo diante da polêmica, Fernando Dueire destacou o compromisso do grupo com o fortalecimento do MDB em Pernambuco por meio do diálogo e da escuta das bases. Já Jarbas Filho, líder da legenda na Assembleia Legislativa, afirmou seguir os ensinamentos do pai sobre a construção coletiva da política e celebrou o apoio como uma oportunidade para renovar o partido. “Ter ele ao nosso lado só reforça a importância de dias melhores para o MDB em Pernambuco”, concluiu.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 18/07/2025
PF cumpre mandados na casa de Bolsonaro; ex-presidente vai...
Ele ainda não poderá se comunicar com o filho, Eduardo Bolsonaro
- Por REDAÇÃO
- 14/07/2025
Governo Federal vai trabalhar para reverter taxação dos...
Nos próximos dias governo federal se reunirá com o setor privado
- Por REDAÇÃO
- 08/07/2025
Sivaldo Albino tem 87% de aprovação em Garanhuns, segundo...
Resultados de uma pesquisa conduzida entre os dias 4 e 6 de julho
- Por REDAÇÃO
- 05/07/2025
Comissão da Câmara do Recife começa a discutir nova lei...
Grupo especial vai analisar projeto que busca modernizar a...
- Por REDAÇÃO
- 02/07/2025
Quaest: avaliação do governo Lula é a pior entre os...
O levantamento ouviu 203 deputados, cerca de 40% da composição da...