Luciana Santos é empossada como membro honorário da Academia Pernambucana de Ciências
Durante o evento, a ministra fez uma avaliação do início de sua gestão no governo e discutiu as perspectivas para a ciência e a tecnologia no país

Foto: Reprodução / Redes Sociais
A ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, assumiu, nesta sexta-feira (20), a posição de membro honorário da Academia Pernambucana de Ciências (APC) durante uma cerimônia realizada no Campus da UFPE. Durante o evento, a ministra fez uma avaliação do início de sua gestão no governo e discutiu as perspectivas para a ciência e a tecnologia no país.
“Nosso objetivo é fazer da ciência, da tecnologia e da inovação instrumentos para a retomada da atividade econômica, com geração de emprego e renda, e de transformação social, através de uma economia mais criativa, mais inovadora e mais inclusiva”, disse a ministra.
Entre as propostas em sua pasta, destacam-se a correção do valor das bolsas de estudo e pesquisa, beneficiando 258 mil bolsistas; o lançamento de dois editais de pesquisa no valor de R$ 590 milhões; o anúncio do primeiro concurso público do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) em mais de dez anos, com 814 vagas; a redução das taxas de juros para financiamentos de inovação em empresas; a restauração completa do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; além dos projetos incluídos no Novo PAC, totalizando R$ 8 bilhões.
A ministra foi indicada para a APC pelo ex-ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Sérgio Rezende. Ao final da solenidade, Luciana Santos fez um convite para que toda a comunidade científica do estado participe do processo de realização da 5ª Conferência Nacional de Ciência e Tecnologia.
Ouça a nota da repórter Clara dos Anjos clicando no play acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 18/07/2025
PF cumpre mandados na casa de Bolsonaro; ex-presidente vai...
Ele ainda não poderá se comunicar com o filho, Eduardo Bolsonaro
- Por REDAÇÃO
- 14/07/2025
Governo Federal vai trabalhar para reverter taxação dos...
Nos próximos dias governo federal se reunirá com o setor privado
- Por REDAÇÃO
- 08/07/2025
Sivaldo Albino tem 87% de aprovação em Garanhuns, segundo...
Resultados de uma pesquisa conduzida entre os dias 4 e 6 de julho
- Por REDAÇÃO
- 05/07/2025
Comissão da Câmara do Recife começa a discutir nova lei...
Grupo especial vai analisar projeto que busca modernizar a...
- Por REDAÇÃO
- 02/07/2025
Quaest: avaliação do governo Lula é a pior entre os...
O levantamento ouviu 203 deputados, cerca de 40% da composição da...