De acordo com o Ministério da Saúde, entre 2015 e 2018 foram confirmados 3,3 mil casos de alterações no crescimento e desenvolvimento de recém-nascidos relacionados ao vírus zika

Foi publicada, no Diário Oficial da União (DOU), a Medida Provisória 894/19, que assegura crianças com microcefalia, causada pelo vírus da Zika, através de uma pensão vitalícia no valor de um salário mínimo. A pensão é válida para as crianças nascidas entre 2015 e 2018, anos de maior incidência da doença no Brasil, sobretudo na região do nordeste. Além disso, irá substituir o Benefício de Prestação Continuada (BPC), auxílio no valor de um salário mínimo que foi concedido pelos três primeiros anos de vida das crianças.
Os futuros beneficiados devem requerer a pensão especial ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que irá proceder com uma avaliação da condição da criança por meio de perícia médica, que examinará a relação entre a malformação e o vírus.
O Advogado Especialista em Direito Previdenciário, João Varella, ao discutir sobre a Medida Provisória, durante entrevista do programa CBN Recife, explicou as especificidades dela e do processo principiante de tramitação. Entenda melhor conferindo a entrevista completa no play acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 18/07/2025
PF cumpre mandados na casa de Bolsonaro; ex-presidente vai...
Ele ainda não poderá se comunicar com o filho, Eduardo Bolsonaro
- Por REDAÇÃO
- 14/07/2025
Governo Federal vai trabalhar para reverter taxação dos...
Nos próximos dias governo federal se reunirá com o setor privado
- Por REDAÇÃO
- 08/07/2025
Sivaldo Albino tem 87% de aprovação em Garanhuns, segundo...
Resultados de uma pesquisa conduzida entre os dias 4 e 6 de julho
- Por REDAÇÃO
- 05/07/2025
Comissão da Câmara do Recife começa a discutir nova lei...
Grupo especial vai analisar projeto que busca modernizar a...
- Por REDAÇÃO
- 02/07/2025
Quaest: avaliação do governo Lula é a pior entre os...
O levantamento ouviu 203 deputados, cerca de 40% da composição da...