Líder de captação do Banco de Sangue Hemato ressalta que as doações podem ser agendadas e todo processo dura cerca de 30 minutos

Foto: Reprodução/G1
O Banco de Sangue Hemato registrou uma queda no número de doações de sangue neste início do mês. De acordo com o estabelecimento, houve uma baixa de 20% nos estoques sanguíneos. Durante entrevista ao programa CBN Recife, a líder de captação do Banco, Ana Luiza Araújo, apontou que, desde o início da pandemia, o Hemato já registrava uma situação difícil e agora, devido ao período atual que aumenta as doenças respiratórias, os doadores ficam inaptos durante 30 dias, o que prejudica a situação.
Além disso, a líder destacou que houve o aumento na demanda, já que os pacientes graves com Covid-19 precisam da transfusão de sangue, sem contar que as cirurgias que haviam suspensas estão voltando à normalidade, o que também ressalta a necessidade de estoque. Ana Luiza pede para que as pessoas saudáveis, entre 18 e 69 anos, façam a doação para salvar vidas. “Nós estamos utilizando todos os critérios de higienização preconizados pelo Ministério de Saúde e pela OMS, então, a gente está fazendo o agendamento para evitar aglomeração. Com a marcação, todo processo dura em torno de 30 a 40 minutos”, afirma.
Confira outras informações na entrevista completa com Ana Luíza Araújo, disponível no play acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 16/07/2025
Árvore cai e atinge veículos na Rua dos Navegantes, em...
Não houve registro de feridos, apenas danos materiais
- Por REDAÇÃO
- 13/07/2025
Incêndio atinge Camelódromo na Av. Dantas Barreto; quatro...
Não houve registros de vítimas e os danos foram apenas materiais
- Por REDAÇÃO
- 13/07/2025
Motorista salta de veículo em movimento para fugir de...
O crime aconteceu na última quinta-feira (10)
- Por REDAÇÃO
- 11/07/2025
Mulher morre após ser atropelada por ônibus no Terminal...
A vítima, que ainda não teve a identidade informada, foi atingida...