Ministra Carmén Lúcia chama atenção para número de feminicídios no Brasil, no lançamento do Comitê Feminino da FIEPE
"Estamos numa sociedade que mata uma mulher a cada 6 horas", disse a ministra

Foto: CBN Recife
Durante o lançamento do Comitê Feminino de Liderança Setorial, da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE), nesta segunda-feira (28), a ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Cármen Lúcia chamou atenção para os altos números de feminicídio no Brasil. "Estamos numa sociedade que mata uma mulher a cada 6 horas. No Brasil, uma mulher sofre qualquer tipo de violência, de ameaça ou até o feminicídio a cada 20 segundos", afirmou. Ainda segundo a ministra, os números apontam para uma sociedade "doente e cruel que mata pessoas pelo fato de ser essa pessoa".
Para a ministra, a violência é resultado também da invisibilidade da mulher que ainda persiste na sociedade. "Fomos o tempo todo inviabilizadas, histórica e politicamente. (...) Não precisamos mudar o estereótipo que a gente tem, precisamos ser quem somos, mas lutando pelo espaço que nós queremos”, disse.
A ministra ainda ressaltou desafios que a humanidade enfrenta e deve seguir efrentando atualmente, e que precisam ser considerados por toda a sociedade, que são a crise climática, os impactos das tecnologias sobre as relações humanas e ainda as ameaças às democracias. “Há sempre um tirano à espreita”, lembrou.
O lançamento do Comitê Feminino da FIEPE controu ainda com a presença da presidente do Conselho Feminino da FIESP, Marta Lívia Suplicy, do presidente da FIEPE, Bruno Veloso, e também da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, que ressaltou a importância da iniciativa no estado. "Queremos ser parceiras deste Comitê, buscando o crescimento do nosso Estado com a inclusão de muito mais mulheres", disse.
Formado por 13 mulheres de diferentes setores econoômicos, o Comitê feminino da FIEPE tem o objetivo de promover mentorias, capacitações e fortalecer a presença feminina na indústria pernambucana. A iniciativa é resultado da adesão do SENAI-PE ao Pacto Global da ONU e à Agenda 2030, com foco no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 5 — Igualdade de Gênero.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 17/07/2025
Justiça Federal de Pernambuco condena quadrilha acusada de...
Esquema de “idosos de aluguel” gerou prejuízo total estimado de...
- Por REDAÇÃO
- 17/07/2025
FAB inaugura nova Torre de Controle no Recife e transfere...
Estrutura moderna promete mais segurança no tráfego aéreo do...
- Por REDAÇÃO
- 17/07/2025
Estado divulga construção de Complexo de Polícia...
Unidade é a quarta divulgada somente neste mês
- Por REDAÇÃO
- 17/07/2025
Olinda inicia Festa de Nossa Senhora do Carmo nesta...
Celebração religiosa terá 10 dias de programação no Sítio...
- Por REDAÇÃO
- 17/07/2025
Senado Federal aprova Medida Provisória para reajuste de...
O impacto orçamentário estimado é de R$ 3 bilhões no primeiro ano...
- Por REDAÇÃO
- 17/07/2025
Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 3,5 milhões nesta...
Os números sorteados poderão ser acompanhados pela transmissão ao...