Morre ex-secretária de Cultura do Recife Leda Alves, aos 92 anos
Com a vida profissional dedicada à arte, Leda Alves foi uma das fundadoras do movimento Teatro Popular do Nordeste (TPN)

Foto: Reprodução / G1
Faleceu, neste sábado (4), a atriz, escritora e gestora cultural Leda Alves, aos 92 anos. De acordo com a família, a morte foi de causas naturais, no apartamento onde morava em Boa Viagem. Com a vida profissional dedicada à arte, Leda Alves foi uma das fundadoras do movimento Teatro Popular do Nordeste (TPN), projeto criado em parceria com seu marido, o teatrólogo pernambucano Hermilo Borba Filho.
A artista construiu uma carreira sólida na área cultural e política: foi diretora do Teatro Santa Isabel e presidente da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe).
O trabalho mais recente foi na Secretaria de Cultura do Recife, onde esteve no comando da cadeira entre os anos de 2013 e 2020, durante a gestão do ex-prefeito Geraldo Júlio.
Para o atual prefeito do Recife João Campos (PSB), a morte de Leda Alves deixa um "sentimento de saudade no meio artístico". Em nota, o gestor anunciou a criação do Prêmio Leda Alves de Cultura Popular.
O velório de Leda Alves ocorreu na capela central do Cemitério de Santo Amaro, no centro da cidade. Seu corpo será cremado neste domingo (5), no cemitério Morada da Paz, onde haverá uma homenagem de maracatus à gestora.
Ouça as informações com a repórter Lara Sá clicando no play acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 16/07/2025
Árvore cai e atinge veículos na Rua dos Navegantes, em...
Não houve registro de feridos, apenas danos materiais
- Por REDAÇÃO
- 13/07/2025
Incêndio atinge Camelódromo na Av. Dantas Barreto; quatro...
Não houve registros de vítimas e os danos foram apenas materiais
- Por REDAÇÃO
- 13/07/2025
Motorista salta de veículo em movimento para fugir de...
O crime aconteceu na última quinta-feira (10)
- Por REDAÇÃO
- 11/07/2025
Mulher morre após ser atropelada por ônibus no Terminal...
A vítima, que ainda não teve a identidade informada, foi atingida...