MPPE recomenda à empresa São Judas Tadeu que evite alterar rotas no Cabo
Recomendações também foram feitas ao Grande Recife Consórcio de Transportes

Foto: José Cruz/Agência Brasil
O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou à empresa de transporte coletivo São Judas Tadeu que evite fazer baldeações e desvios nas rotas das linhas operadas no Cabo de Santo Agostinho.
A recomendação, em atuação conjunta com a Promotoria de Justiça de Transportes e da 2ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania do Cabo de Santo Agostinho, também foi direcionada ao Grande Recife Consórcio de Transportes e à gerência de transportes do Cabo, para que intensifiquem as fiscalizações e penalizem a operadora se a prática continuar.
A alteração das rotas foi comprovada em monitoramento por GPS feito pelo Grande Recife. Os Promotores de Justiça do MPPE Leonardo Caribé e Alice Morais, no texto da recomendação, observam que essa irregularidade provoca concorrência desleal, e pode resultar na interrupção do serviço e em danos ao usuário.
“Tal prática pode ser caracterizada como concorrência desleal e predatória, uma vez que as receitas dos operadores do STTP/RMR recebem incentivos do Estado de Pernambuco, o que não acontece com a permissionária de transporte municipal do Cabo de Santo Agostinho. Portanto, as linhas municipais são obrigadas a praticar uma tarifa mais alta e ficam sujeitas a perder clientela, com prejuízo para o sistema de transporte municipal”, alertaram os Promotores.
Tanto a empresa São Judas Tadeu quanto o Grande Recife Consórcio de Transportes precisam se manifestar formalmente acerca do acatamento dos termos recomendados.
A reportagem da CBN Recife procurou a operadora São Judas Tadeu, mas não conseguiu estabelecer contato. Também questionamos ao Grande Recife Consórcio de Transportes sobre as fiscalizações, e aguardamos resposta.
Em nota, a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho informou que o município intensificou a fiscalização após as denúncias e criou um grupo de trabalho junto ao Grande Recife, ainda em julho, por meio da Secretaria Municipal de Defesa Social. A prefeitura do Cabo reitera que já recebeu 15 notificações contra a empresa São Judas Tadeu - todas realizadas pelo Grande Recife Consórcio de Transportes -, e que só tem gerência sobre as linhas municipais.
Reportagem - Lucas Arruda
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 15/07/2025
BNDES e Ministério das Cidades preveem ampliação de 81...
Expansão inclui BRT, VLT e monotrilho, dobrando o número de pessoas...
- Por REDAÇÃO
- 15/07/2025
Interdição na Rua João Fragoso de Medeiros altera...
Obra da BRK Ambiental provoca mudança de rotas e cria terminal...
- Por REDAÇÃO
- 11/07/2025
CTTU divulga esquema especial de trânsito para fim de...
Agentes atuarão em diversos bairros da cidade para garantir a...
- Por REDAÇÃO
- 10/07/2025
Igarassu: BR-101 tem duas faixas liberadas após acidente...
Faixas centrais já estão liberadas; incêndio provocado pelo...
- Por REDAÇÃO
- 10/07/2025
Túnel da Abolição é interditado por alagamento e...
CTTU bloqueia acesso e orienta motoristas a desviar pela Rua José...
- Por REDAÇÃO
- 07/07/2025
Avião da Azul é impedido de pousar em Noronha após...
A restrição foi determinada depois que dois aviões atolaram no...