Multas por desmatamento na Amazônia aumentam 219% no 1º trimestre
A atuação do Órgão Federal cresceu 78% de janeiro a março deste ano, e segue criando mais medidas para o combate ao desmatamento

Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) apontam um aumento de 219% no número de multas por desmatamento no país durante o primeiro trimestre de 2023. O levantamento considerou os casos de multas, as apreensões de bens e produtos relacionados às infrações ambientais, que tiveram alta de 133%, e o número de embargos de propriedades, que cresceu 93%, no mesmo período.
A atuação do Órgão Federal cresceu 78% de janeiro a março deste ano, e segue criando mais medidas para o combate ao desmatamento. Um caso de relevância é a operação contra os invasores da terra indígena Yanomami. Até o momento, o Ibama destruiu 285 acampamentos de garimpeiros, oito aeronaves, 23 barcos, três tratores e 124 motores.
Também foram apreendidos 21 mil litros de combustível, 22 toneladas do minério cassiterita, 5 kg de mercúrio, entre outros equipamentos de apoio logístico ao garimpo ilegal.
O Ibama explica que essas ações acontecem devido à “retomada das atribuições do órgão ambiental do governo federal e o comando do combate ao desmatamento pela área ambiental".
Confira as informações com a repórter Lara Sá, clicando no 'play' acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 16/07/2025
Árvore cai e atinge veículos na Rua dos Navegantes, em...
Não houve registro de feridos, apenas danos materiais
- Por REDAÇÃO
- 13/07/2025
Incêndio atinge Camelódromo na Av. Dantas Barreto; quatro...
Não houve registros de vítimas e os danos foram apenas materiais
- Por REDAÇÃO
- 13/07/2025
Motorista salta de veículo em movimento para fugir de...
O crime aconteceu na última quinta-feira (10)
- Por REDAÇÃO
- 11/07/2025
Mulher morre após ser atropelada por ônibus no Terminal...
A vítima, que ainda não teve a identidade informada, foi atingida...