Sintoma pode ser sinal de perda auditiva ou até esclerose múltipla

40 milhões de brasileiros, de todas as idades, sofrem com um zumbido, percepção de um som nos ouvidos ou na cabeça, sem que tenha sido gerado por uma fonte sonora externa. O zumbido não é uma doença, mas representa um sintoma que pode significar inúmeras doenças. O mês de novembro também é marcado pelo Novembro Laranja, que serve de alerta e promoção da conscientização das pessoas que escutam esse tipo de som.
De acordo com a otorrinolaringologista, otoneurologista e especialista em tontura e zumbido, Livia Noleto, a doença mais comum, que possui o ruído como sintoma, é a perda auditiva, mas as pessoas devem ficar atentas, porque ela não é a única. “Ela pode ter uma origem vascular, pode ter uma alteração metabólica, doenças infectocontagiosas, como a sífilis, pode causar zumbido, disfunção da articulação temporo muscular, uma doença do labirinto. Então, o zumbido é um sintoma que pode ser de diversas doenças, desde doenças simples como doenças metabólicas, até alterações neurológicas, como uma esclerose múltipla”, explica a médica.
Na entrevista, concedida ao programa CBN Recife, Livia Noleto, destacou outras informações sobre o sintoma e a importância dos pacientes procurarem ajuda profissional, caso o sintoma apareça. Confira completa no play acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 17/07/2025
Boletim Epidemiológico de Arboviroses aponta redução de...
Secretaria Estadual de Saúde adotou uma nova metodologia para o...
- Por REDAÇÃO
- 15/07/2025
Pernambuco amplia vacinação infantil contra meningite com...
Medida segue orientação do Ministério da Saúde e garante...
- Por REDAÇÃO
- 11/07/2025
Hospitais da rede estadual de saúde terão sistema de...
As quase 900 câmeras serão instaladas a partir desta segunda-feira...
- Por REDAÇÃO
- 09/07/2025
Boletim Epidemiológico aponta redução de 65,4% nos casos...
Ao todo, 22.445 casos foram notificados no período divulgado pela...
- Por REDAÇÃO
- 07/07/2025
Com serviços especializados, carreta da Mulher...
Ações seguem disponíveis em Bezerros, Palmares e Recife