Olinda tem o Carnaval reconhecido como manifestação cultural nacional
Nova sanção deve favorecer investimetimentos e valorização do município

Foto: Divulgação/PMO
Seja com as ladeiras repletas de história, os tradicionais bonecos gigantes ou as vibrantes orquestras de frevo que contagiam multidões, o cenário único do Carnaval de Olinda, que agora recebeu reconhecimento oficial como expressão da cultura nacional, continua crescendo e dissipando momentos que marcam as vidas dos foliões. A recente sanção da Lei nº 15.136 declara o Carnaval de Pernambuco – com destaque para as festas em Recife e Olinda – como patrimônio vivo da cultura brasileira.
O reconhecimento inclui manifestações culturais marcantes como o frevo, o maracatu, o caboclinho, entre outras tradições que tornam o Carnaval pernambucano uma celebração singular, carregada de história, resistência e identidade popular.
De acordo com dados do Governo Federal, a edição de 2025 do Carnaval em Pernambuco atraiu mais de 2,3 milhões de visitantes, resultando em uma movimentação econômica superior a R$ 3,3 bilhões — um aumento de 10% em relação ao ano anterior.
Com a aprovação da nova lei, a festa pernambucana ganha ainda mais destaque no cenário cultural do país, o que deve favorecer a ampliação de investimentos e incentivar o envolvimento da sociedade na valorização e preservação desse legado cultural.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 16/07/2025
Árvore cai e atinge veículos na Rua dos Navegantes, em...
Não houve registro de feridos, apenas danos materiais
- Por REDAÇÃO
- 13/07/2025
Incêndio atinge Camelódromo na Av. Dantas Barreto; quatro...
Não houve registros de vítimas e os danos foram apenas materiais
- Por REDAÇÃO
- 13/07/2025
Motorista salta de veículo em movimento para fugir de...
O crime aconteceu na última quinta-feira (10)
- Por REDAÇÃO
- 11/07/2025
Mulher morre após ser atropelada por ônibus no Terminal...
A vítima, que ainda não teve a identidade informada, foi atingida...