Ônibus e táxis voltam a circular em Fernando de Noronha
Passageiros e motoristas serão obrigados a andar de máscaras e respeitar o distanciamento social

Com a situação da Covid-19 controlada em Fernando de Noronha, a comunidade da ilha vai aos poucos retomando sua rotina. A partir desta segunda-feira (06), a administração do arquipélago liberou a retomada do transporte público. Ônibus e táxis voltaram a circular no arquipélago, mas seguindo alguns protocolos de prevenção ao coronavírus. O coletivo poderá realizar o trajeto com passageiros sentados, respeitando o distanciamento social e utilizando máscaras. Além disso, a cada mudança de turno o veículo será higienizado. Apenas um ônibus está liberado para circular, das 7h às 18h.
Nos táxis, os motoristas e passageiros também serão obrigados a fazer a viagem usando máscaras e deve ser disponibilizado álcool em gel aos clientes. A cada nova corrida o automóvel deverá ser higienizado internamente. Os táxis vão circular com aparelhos de ar-condicionado desligados e as janelas abertas, como forma de prevenção à Covid-19.
A flexibilização dos transportes de passageiros em Fernando de Noronha se dá justamente por conta do controle do vírus na ilha. Dos 73 casos confirmados até agora, 69 estão recuperados. Apenas dois estão em investigação. “Gradativamente iremos aumentando a quantidade de ônibus que irão circular na ilha. Já estamos com a situação da Covid controlada há algum tempo, apesar de alguns casos estarem surgindo, os pacientes estão devidamente isolados e monitorados pela equipe de saúde da administração. A liberação do ônibus acontece por conta da demanda recorrente da população para a volta do transporte público. A gente resolveu flexibilizar para a locomoção dos noronhenses pela ilha”, diz Guilherme Rocha, administrador de Noronha.
Valdo Dantas, da diretoria da Associação Noronhense de Taxistas (Nortax), se diz feliz com a permissão para os táxis rodarem, mesmo com o movimento aquém do normal, já que a ilha ainda está fechada para o turismo. Os táxis voltam em sistema de rodízio. Da frota de 75 carros, somente dez circularão por dia: “Estávamos ansiosos esperando o retorno, embora não seja a mesma coisa de antes, por conta do movimento dos turistas. No entanto, a retomada foi importante para atender a população e abrir a nossa base de trabalho. Está todo mundo feliz com este retorno”.
A circulação dos veículos de transporte de passageiros se junta a outras medidas de flexibilização de atividades que aconteceram em Noronha ao longo das semanas, como a reabertura de templos religiosos, comércio, bares, restaurantes, lanchonetes, salões de beleza e estética e ainda a liberação do uso das praias e de treinos de equipes esportivas. Todos com protocolos rígidos de funcionamento.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 15/07/2025
BNDES e Ministério das Cidades preveem ampliação de 81...
Expansão inclui BRT, VLT e monotrilho, dobrando o número de pessoas...
- Por REDAÇÃO
- 15/07/2025
Interdição na Rua João Fragoso de Medeiros altera...
Obra da BRK Ambiental provoca mudança de rotas e cria terminal...
- Por REDAÇÃO
- 11/07/2025
CTTU divulga esquema especial de trânsito para fim de...
Agentes atuarão em diversos bairros da cidade para garantir a...
- Por REDAÇÃO
- 10/07/2025
Igarassu: BR-101 tem duas faixas liberadas após acidente...
Faixas centrais já estão liberadas; incêndio provocado pelo...
- Por REDAÇÃO
- 10/07/2025
Túnel da Abolição é interditado por alagamento e...
CTTU bloqueia acesso e orienta motoristas a desviar pela Rua José...
- Por REDAÇÃO
- 07/07/2025
Avião da Azul é impedido de pousar em Noronha após...
A restrição foi determinada depois que dois aviões atolaram no...