Ônibus escolar capota e deixa feridos em Macaparana, na Zona da Mata Norte
O ônibus saiu da pista e tombou nas bananeiras, que são comuns na região

Foto: Reprodução
Um ônibus escolar perdeu o controle e caiu numa ribanceira na cidade de Macaparana, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, nesta quinta-feira (21). Das 30 pessoas que estavam no veículo, 19 ficaram feridas. O sinistro de trânsito aconteceu, por volta das 7h, quando o veículo que levava estudantes para escolas localizadas na área urbana da cidade saiu de uma estrada de barro e caiu numa plantação de bananas.
Segundo o Corpo de Bombeiros, os feridos foram inicialmente encaminhados à Unidade Mista de Saúde Joaquim Francisco, no Centro da cidade. Uma mulher de 54 anos ficou presa embaixo do ônibus e foi resgatada pelos bombeiros "consciente, orientada e sem sequelas graves aparentes". Ela foi encaminhada para o Hospital Getúlio Vargas e tem quadro de saúde estável. Duas adolescentes de 14 e 16 anos também estão no Getúlio Vargas e com quadros de saúde estáveis. Já uma gestante, de 15 anos, que também ficou ferida, foi encaminhada para o Hospital Barão de Lucena, onde realizou uma ultrassonografia e recebeu alta.
Quatro pessoas do sexo feminino foram levadas para o Hospital da Restauração. As pacientes têm 12, 15 (duas delas) e 39 anos de idade. Todas estão sendo avaliadas pela equipe multidisciplinar do HR e, no momento, o quadro geral de saúde das pacientes é considerado estável. As outras pessoas que estavam no veículo teriam sido atendidas e liberadas ainda na cidade de Macaparana.
Por nota, a Secretaria Municipal de Educação disse que, no momento do acidente, o veículo trafegava com capacidade de pessoas menor que sua capacidade total, e que, entre os 30 ocupantes, estavam estudantes e acompanhantes. Segundo a pasta, o condutor tem carteira de habilitação na categoria AD, necessária para esse tipo de transporte, bem como curso de formação de condutor de transporte escolar válido.
"O veículo encontra-se com todas as manutenções em dia, segundo informações do proprietário do veículo tendo sido feito a última revisão em janeiro de 2024, justamente prevendo o início do ano letivo. Conforme apurações iniciais pela secretaria, tratou-se de um acidente em estrada de terraplanagem, sem vítimas em estado grave ou fatais", de acordo com a nota. A prefeitura segue acompanhando os pacientes que, após atendimento médico, precisaram ser transferidos para hospitais de referência no Grande Recife. A Polícia Civil de Pernambuco investiga o acidente.
Segundo levantamento do Tribunal de Contas de Pernambuco, em maio de 2023, 64% dos municípios apresentavam situação grave em relação aos transportes escolares. Dos mais de 3 mil veículos fiscalizados, 96% apresentou irregularidades. Em agosto do ano passado, um capotamento de veículo de transporte escolar deixou uma adolescente de 14 anos morta na cidade de Pesqueira, no Agreste de Pernambuco.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 17/07/2025
Justiça Federal de Pernambuco condena quadrilha acusada de...
Esquema de “idosos de aluguel” gerou prejuízo total estimado de...
- Por REDAÇÃO
- 17/07/2025
FAB inaugura nova Torre de Controle no Recife e transfere...
Estrutura moderna promete mais segurança no tráfego aéreo do...
- Por REDAÇÃO
- 17/07/2025
Estado divulga construção de Complexo de Polícia...
Unidade é a quarta divulgada somente neste mês
- Por REDAÇÃO
- 17/07/2025
Olinda inicia Festa de Nossa Senhora do Carmo nesta...
Celebração religiosa terá 10 dias de programação no Sítio...
- Por REDAÇÃO
- 17/07/2025
Senado Federal aprova Medida Provisória para reajuste de...
O impacto orçamentário estimado é de R$ 3 bilhões no primeiro ano...
- Por REDAÇÃO
- 17/07/2025
Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 3,5 milhões nesta...
Os números sorteados poderão ser acompanhados pela transmissão ao...