Aprovada pelo e sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro no dia 24 de dezembro do ano passado, houve 25 vetos à matéria aprovada pelo Congresso

A Lei 13.964/2019, conhecida como pacote anticrime, começou a vigorar nesta quinta-feira (23). Aprovada pelo e sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro no dia 24 de dezembro do ano passado, houve 25 vetos à matéria aprovada pelo Congresso. Esse pacote reúne parte da proposta apresentada no início deste ano pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, e trechos do texto elaborado pela comissão de juristas coordenada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.
Em entrevista ao programa CBN Recife, o advogado, especialista em direito penal, Gilberto Sarmento Marques, ressaltou que, entre os pontos que foram vetados, estão o aumento de pena para condenados por crimes contra a honra cometidos pela internet e o aumento de pena para homicídios cometidos com arma de fogo de uso restrito, que poderia envolver agentes da segurança pública. Ele pontuou que essas medidas podem ser consideradas um acerto do presidente. “Foi destacado pelo presidente na época a desproporcionalidade do aumento da pena. No caso do artigo 141, que eram os sub crimes contra a honra, se fosse pela internet havia a aplicação do triplo da pena. A razão aqui é pela razoabilidade ou não desse tempo que não justificaria”, explica o advogado.
Confira outras informações na entrevista completa com Gilberto Sarmento Marques, disponível no play acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 18/07/2025
PF cumpre mandados na casa de Bolsonaro; ex-presidente vai...
Ele ainda não poderá se comunicar com o filho, Eduardo Bolsonaro
- Por REDAÇÃO
- 14/07/2025
Governo Federal vai trabalhar para reverter taxação dos...
Nos próximos dias governo federal se reunirá com o setor privado
- Por REDAÇÃO
- 08/07/2025
Sivaldo Albino tem 87% de aprovação em Garanhuns, segundo...
Resultados de uma pesquisa conduzida entre os dias 4 e 6 de julho
- Por REDAÇÃO
- 05/07/2025
Comissão da Câmara do Recife começa a discutir nova lei...
Grupo especial vai analisar projeto que busca modernizar a...
- Por REDAÇÃO
- 02/07/2025
Quaest: avaliação do governo Lula é a pior entre os...
O levantamento ouviu 203 deputados, cerca de 40% da composição da...