Formato piloto será implantado no 17º Batalhão, em Paulista

Foto: Reprodução / G1
A Polícia Militar de Pernambuco contará com o uso de câmeras acopladas aos fardamentos a partir do início deste mês. Em formato piloto, os 187 dispositivos serão implantados no 17º Batalhão, em Paulista, na Região Metropolitana do Recife (RMR), e que também é responsável pelo policiamento da cidade de Abreu e Lima. O kit, que tem investimento de mais de R$ 500 mil, grava todas as atividades policiais em sons e imagens, e tem como objetivo evitar os possíveis excessos em abordagens.
No Brasil, o principal modelo é o estado de São Paulo, que usa os equipamentos desde 2020, e que apresentou redução significativa da letalidade das atuações policiais. Em Pernambuco, a cidade de Ipojuca, localizada a 50 km do Recife, é a pioneira do estado. Desde a última sexta-feira (1º), 50 câmeras já estão acopladas aos uniformes da Guarda Municipal.
De acordo com dados fornecidos pelo Anuário Brasileiro de Segurança Pública/2023, produzido pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, a Bahia lidera o ranking dos estados com maior letalidade em confronto policial, ultrapassando o Rio de Janeiro. Pernambuco está na 16ª colocação, com 90 mortes.
Ouça a nota da repórter Larissa Galvão, clicando no play acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 16/07/2025
Árvore cai e atinge veículos na Rua dos Navegantes, em...
Não houve registro de feridos, apenas danos materiais
- Por REDAÇÃO
- 13/07/2025
Incêndio atinge Camelódromo na Av. Dantas Barreto; quatro...
Não houve registros de vítimas e os danos foram apenas materiais
- Por REDAÇÃO
- 13/07/2025
Motorista salta de veículo em movimento para fugir de...
O crime aconteceu na última quinta-feira (10)
- Por REDAÇÃO
- 11/07/2025
Mulher morre após ser atropelada por ônibus no Terminal...
A vítima, que ainda não teve a identidade informada, foi atingida...