Prefeito do Cabo de Santo Agostinho pede apoio nacional para a segurança do município
Segundo a gestão municipal, o Cabo de Santo Agostinho vem sofrendo com a falta de apoio do estado no combate à criminalidade

Foto: Hesíodo Góes/Secom
O prefeito do município do Cabo de Santo Agostinho, Lula Cabral (SD), solicitou a intervenção da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) para combater a violência na cidade.
Lula Cabral se reuniu com a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), nesta quarta-feira (25), para entregar o ofício do pedido. Segundo a gestão municipal, o Cabo de Santo Agostinho, localizado no Grande Recife, vem sofrendo com a falta de apoio do estado no combate à criminalidade.
Lula Cabral ainda afirmou que o 18º Batalhão de Polícia Militar, responsável pelos municípios do Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca, conta com apenas 320 policiais para atender cerca de 320 mil pessoas. O número é considerado insuficiente para o prefeito.
De acordo com os dados da Secretaria da Defesa Social (SDS), o município registrou 68 homicídios entre janeiro e maio deste ano. Em 2023, a cidade era uma das 50 mais violentas do país, segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, e a mais violenta de Pernambuco, com uma taxa de 81,2 homicídios para cada 100 mil habitantes.
Em nota, o estado disse que, neste ano, o número de homicídios diminuiu em comparação com o mesmo período de 2024, e que em agosto, 2,4 mil novos policiais militares irão às ruas, mas não informou quantos serão direcionados ao Cabo de Santo Agostinho.
Segundo o Governo Federal, as atividades de cooperação federativa são desempenhadas por militares dos estados, do Distrito Federal e por servidores dos órgãos de segurança pública, do sistema prisional e de perícia criminal dos entes federativos que celebrarem convênio.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 18/07/2025
Compesa identifica 19 ligações candestinas no Sertão;...
A ação foi motivada por uma queda repentina na vazão de água do...
- Por REDAÇÃO
- 15/07/2025
Pernambuco firma compromisso com a ONU para prevenção à...
O governo coordenará a articulação entre a ONU e os municípios
- Por REDAÇÃO
- 14/07/2025
Espaço Cidadania: SCJ-PE promove equipamento de segurança...
Espaço atende crianças na faixa etária de 4 a 13 anos
- Por REDAÇÃO
- 14/07/2025
Inmet alerta para chuvas de perigo potencial em Pernambuco...
O alerta segue válido até às 10h desta terça-feira (15)
- Por REDAÇÃO
- 12/07/2025
SDS investe em equipamentos tecnológicos para as polícias...
O investimento é de R$ 474.275,85 do Fundo Nacional de Segurança...