Medida será implementada após o episódio da fuga de dois detentos da Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte

Foto: G1/divulgação
Após o episódio da fuga de dois detentos da Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, anunciou uma série de medidas para o fortalecimento da segurança nas penitenciárias federais de segurança máxima. Entre as ações anunciadas estão a de modernização do sistema de videomonitoramento dos cinco presídios federais de segurança máxima e um reforço nas muralhas.
O especialista em segurança pública, Isaac Luna, aponta que a deficiência apresentada nas penitenciárias federais e estaduais demonstra um domínio de grupos criminosos.
Outra alternativa que foi apresentada pela pasta é o envio de recursos, por meio do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen), para que muralhas sejam construídas ao redor de todos os presídios federais.
Isaac Luna, especialista em segurança pública destaca o debate como alternativa para ações no serviço penitenciário brasileiro.
Além dessas medidas que foram encontradas para controlar o acesso dos presídios federais, na busca do aperfeiçoamento do sistema de segurança, sistemas de alarmes e sensores também devem ser implantados, tal como, a nomeação de 80 policiais penais aprovados em concurso público, para atuar nas cinco unidades penitenciárias sob administração federal, sendo que parte dos convocados será encaminhado para Mossoró, onde dois detentos protagonizaram a primeira fuga na história do sistema penitenciário federal.
Confira as informações com o repórter Guilherme Camilo, clicando no 'play' acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 15/07/2025
Mega-Sena pode pagar prêmio acumulado em R$ 46 milhões...
As apostas podem ser feitas até às 19h
- Por REDAÇÃO
- 15/07/2025
PGR pede condenação de Jair Bolsonaro e mais 7 réus por...
Segundo a PGR, Bolsonaro tinha conhecimento e liderou o plano...
- Por REDAÇÃO
- 11/07/2025
MPF denuncia quatro investigados por crimes financeiros em...
A rede criminosa, revelada pela Operação Amphis, movimentou R$ 250...
- Por REDAÇÃO
- 08/07/2025
CNU pode ser permanente e com provas a cada dois anos, diz...
A declaração foi dada ao repórter Lucas Arruda, da CBN Recife, no...
- Por REDAÇÃO
- 28/06/2025
Governo Federal sanciona lei para gratuidade da CNH para...
O dinheiro arrecadado com o pagamento das multas de trânsito...
- Por REDAÇÃO
- 24/06/2025
Morre, aos 26 anos, Juliana Marins, brasileira que caiu em...
Corpo da jovem foi localizado pelas equipes de resgate no 4º dia de...