Deputado ressalta que a portaria nº 2.362/19 do Ministério da Cidadania quebra um importante instrumento de pactuação entre municípios, estados e a união

Foi apresentado um projeto de decreto legislativo com o objetivo de sustar os efeitos de portaria nº 2.362/19 do Ministério da Cidadania, que trata sobre a adequação e repasses dos recursos do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). A medida foi feita pelo deputado federal, Danilo Cabral (PSB-PE), com o objetivo de retificar a medida do governo federal, que modifica completamente os procedimentos adotados no âmbito do SUAS para monitoramento da execução financeira e orçamentária realizada pelo Fundo Nacional de Assistência Social (Fnas).
Durante o programa CBN Recife, o deputado explicou que a portaria quebra um importante instrumento de pactuação entre municípios, estados e a união, que dá todo respaldo do ponto de vista do controle social. Além disso, a portaria praticamente exclui os municípios do processo, enfraquecendo o papel do Conselho Nacional de Assistência Social e atrapalhando a regulação e monitoramento das políticas. “A gente está vivendo um momento de muito desafio no país, onde a extrema pobreza, em função da crise, tem aumentado. É importante que a gente reforce a proteção social, diferentemente disso, o que o governo bolsonaro lançou através dessa portaria enfraquece o sistema de proteção social”, afirma Danilo.
Confira outras informações na entrevista completa com Danilo Cabral, disponível no play acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 18/07/2025
PF cumpre mandados na casa de Bolsonaro; ex-presidente vai...
Ele ainda não poderá se comunicar com o filho, Eduardo Bolsonaro
- Por REDAÇÃO
- 14/07/2025
Governo Federal vai trabalhar para reverter taxação dos...
Nos próximos dias governo federal se reunirá com o setor privado
- Por REDAÇÃO
- 08/07/2025
Sivaldo Albino tem 87% de aprovação em Garanhuns, segundo...
Resultados de uma pesquisa conduzida entre os dias 4 e 6 de julho
- Por REDAÇÃO
- 05/07/2025
Comissão da Câmara do Recife começa a discutir nova lei...
Grupo especial vai analisar projeto que busca modernizar a...
- Por REDAÇÃO
- 02/07/2025
Quaest: avaliação do governo Lula é a pior entre os...
O levantamento ouviu 203 deputados, cerca de 40% da composição da...