Projeto itinerante Patrimônios de Pernambuco será inaugurado em Jaqueira, na Mata Norte
Segunda edição contará com exposição e atividades de formação

Foto: Divulgação/Ascom PE
A segunda edição do projeto itinerante Patrimônios de Pernambuco terá início no município de Jaqueira, localizado na Zona da Mata, na terça-feira (6), às 19h, com instalação na antiga Estação Ferroviária local. A abertura do evento contará com a presença dos técnicos André Cardoso e Rivaldo Casado, representantes da Fundarpe. A proposta da mostra é ampliar o reconhecimento e a valorização das referências culturais no interior, fortalecendo as políticas de preservação do patrimônio em todo o Estado.
A iniciativa, que reúne uma exposição e atividades de formação, integra o conjunto de ações que colocam em prática o decreto do Governo do Estado que criou o Programa de Educação Patrimonial, desenvolvido pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), por meio da Diretoria de Preservação do Patrimônio Cultural.
A exposição é composta por paineis com textos, fotos e vídeos que abordam as diferentes categorias do Patrimônio Cultural de Pernambuco: Material, Imaterial, Vivo e Ferroviário. O público poderá interagir com o conteúdo por meio de jogos como quebra-cabeças temáticos, um vocabulário visual com termos ligados à preservação, QR Codes que levam a informações complementares e um painel colaborativo onde os visitantes podem registrar suas próprias referências culturais. Todos os materiais contam com recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, textos em braille, audiodescrição e legendas nos vídeos.
Além da exposição, o projeto oferece uma formação em cada cidade visitada com o tema “Metodologias participativas de identificação, estudos e difusão de referências culturais”. Destinada a professores, gestores e demais interessados, essa atividade busca disseminar boas práticas e metodologias para reconhecer, estudar e valorizar o patrimônio cultural local, fortalecendo o diálogo entre a Fundarpe e as iniciativas de educação patrimonial já em andamento nas comunidades.
Depois de Jaqueira, a exposição percorrerá outras cidades: Nazaré da Mata, na Zona da Mata Norte, entre 19 de maio e 9 de junho; Arcoverde, no Sertão do Moxotó, de 10 a 30 de junho; São José do Belmonte, no Sertão Central, de 16 de julho a 4 de agosto; Santa Maria da Boa Vista, Sertão do São Francisco, entre 5 e 25 de agosto; Petrolândia, no Sertão de Itaparica, de 27 de agosto a 15 de setembro; Belo Jardim, no Agreste Central, de 17 de setembro a 6 de outubro; São José do Egito, no Sertão do Pajeú, entre 8 de outubro e 3 de novembro; Jaboatão dos Guararapes, de 5 a 24 de novembro; encerrando em Olinda, entre 24 de novembro e 5 de janeiro, na Região Metropolitana do Recife.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 17/07/2025
Justiça Federal de Pernambuco condena quadrilha acusada de...
Esquema de “idosos de aluguel” gerou prejuízo total estimado de...
- Por REDAÇÃO
- 17/07/2025
FAB inaugura nova Torre de Controle no Recife e transfere...
Estrutura moderna promete mais segurança no tráfego aéreo do...
- Por REDAÇÃO
- 17/07/2025
Estado divulga construção de Complexo de Polícia...
Unidade é a quarta divulgada somente neste mês
- Por REDAÇÃO
- 17/07/2025
Olinda inicia Festa de Nossa Senhora do Carmo nesta...
Celebração religiosa terá 10 dias de programação no Sítio...
- Por REDAÇÃO
- 17/07/2025
Senado Federal aprova Medida Provisória para reajuste de...
O impacto orçamentário estimado é de R$ 3 bilhões no primeiro ano...
- Por REDAÇÃO
- 17/07/2025
Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 3,5 milhões nesta...
Os números sorteados poderão ser acompanhados pela transmissão ao...