PSD promove ato de filiação de prefeitos e lideranças políticas nesta segunda-feira
Entre os filiados estarão os 32 prefeitos que deixaram o PSDB na última semana

Foto: Rafael Bandeira/Secom
Os 32 prefeitos que deixaram o PSDB na última semana serão filiados, nesta segunda-feira (7), ao PSD, partido da governadora Raquel Lyra. Além deles, também serão filiados vice-prefeitos e diversas lideranças políticas de todas as regiões do estado. O ato acontece às 18h, no Novotel, na região Central do Recife, e contará com a presença do presidente nacional da legenda, Gilberto Kassab. Também comandará o evento o ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula.
A debandada dos ex-tucanos aconteceu após a decisão da Executiva Nacional do PSDB de escoher o deputado Álvaro Porto para intervir no diretório regional. A ação destituia Fred Loyo, aliado da governadora, da presidência estadual, e de acordo com o comando do PSDB, se deu tanto por ingerência externa e desvio da política nacional do partido, quanto por aspectos que violaram a integridade partidária".
A desfiliação em massa liderada por Fred Loyo e pela vice-governadora Priscila Krause, que não havia completado nem um mês no partido, levou todos os prefeitos eleitos pelo PSDB em 2024. Dentre eles, Rodrigo Pinheiro (Caruaru), Professora Elcione (Igarassu) e Ramos (Paulista). A filiação da vice-governadora ao PSDB foi costurada para que o partido se mantivesse na base da gestão estadual.
Após a debendada, a Executiva Nacional do PSDB se pronunciou afirmando que o movimento era esperado e que os prefeitos "foram beneficiados com milhões de reais do fundo eleitoral tucano". Já Álvaro Porto classificou o ato como de “extrema deslealdade”.
Ao participar do Congresso Estadual do PSB, o deputado Álvaro Porto, interventor do diretório regional do PSDB, reforçou que o partido não faz mais parte da base aliada de Raquel, e que o partido já está se estruturando para 2026.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 18/07/2025
PF cumpre mandados na casa de Bolsonaro; ex-presidente vai...
Ele ainda não poderá se comunicar com o filho, Eduardo Bolsonaro
- Por REDAÇÃO
- 14/07/2025
Governo Federal vai trabalhar para reverter taxação dos...
Nos próximos dias governo federal se reunirá com o setor privado
- Por REDAÇÃO
- 08/07/2025
Sivaldo Albino tem 87% de aprovação em Garanhuns, segundo...
Resultados de uma pesquisa conduzida entre os dias 4 e 6 de julho
- Por REDAÇÃO
- 05/07/2025
Comissão da Câmara do Recife começa a discutir nova lei...
Grupo especial vai analisar projeto que busca modernizar a...
- Por REDAÇÃO
- 02/07/2025
Quaest: avaliação do governo Lula é a pior entre os...
O levantamento ouviu 203 deputados, cerca de 40% da composição da...