Raquel Lyra envia à Alepe projeto de lei que cria cinco novos batalhões da Polícia Militar
BPMs serão criados nas cidades de Bezerros, Goiana, Barreiros, Camaragibe e Arcoverde

Foto: Yacy Ribeiro/Secom
A governadora Raquel Lyra encaminhou à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) o projeto de lei que autoriza a criação de cinco novos Batalhões da Polícia Militar (BPM) em Pernambuco, nas cidades de Bezerros, Goiana, Barreiros, Camaragibe e Arcoverde. Segundo a gestão estadual, a iniciativa integra as ações do Juntos pela Segurança para reestruturar a segurança pública, descentralizar o policiamento ostensivo e reforçar o combate à criminalidade.
Nas redes sociais, a governadora se pronunciou sobre o PL. "Essa é mais uma ação do Juntos pela Segurança que se soma a muitos outros investimentos que estão trazendo excelentes resultados para a segurança pública no Estado. Em maio, chegamos a 13 meses seguidos de redução de mortes violentas em Pernambuco. Em agosto, mais 2.400 novos policiais militares ingressarão nas forças operacionais de segurança", destacou.
Serão criadas as seguintes unidades: 27º BPM (Goiana, na Zona da Mata Norte), 28º BPM (Bezerros, no Agreste Central), 29º BPM (Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife), 3º BIEsp (Arcoverde, no Sertão do Moxotó) e 4º BIEsp (Barreiros, na Zona da Mata Sul). A criação das novas unidades foi estruturada com base no Plano de Articulação e Desdobramento da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE).
A proposta de reestruturação inclui ainda a criação do Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur), com sede no Recife Antigo, e do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA), com sede em Igarassu, na Região Metropolitana. Ambos substituem unidades anteriores (CIATur e CIPOMA) e passam a operar de forma especializada sob a estrutura da Diretoria Integrada Especializada da PMPE.
Dentro da proposta do governo estadual também está prevista a desativação do 20º BPM, em São Lourenço da Mata, que tem gerado críticas da população local e autoridades por temerem a redução da presença policial e um possível aumento na criminalidade. O tema foi discutido em uma audiência pública na Alepe nesta quarta-feira (4).
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 18/07/2025
Compesa identifica 19 ligações candestinas no Sertão;...
A ação foi motivada por uma queda repentina na vazão de água do...
- Por REDAÇÃO
- 15/07/2025
Pernambuco firma compromisso com a ONU para prevenção à...
O governo coordenará a articulação entre a ONU e os municípios
- Por REDAÇÃO
- 14/07/2025
Espaço Cidadania: SCJ-PE promove equipamento de segurança...
Espaço atende crianças na faixa etária de 4 a 13 anos
- Por REDAÇÃO
- 14/07/2025
Inmet alerta para chuvas de perigo potencial em Pernambuco...
O alerta segue válido até às 10h desta terça-feira (15)
- Por REDAÇÃO
- 12/07/2025
SDS investe em equipamentos tecnológicos para as polícias...
O investimento é de R$ 474.275,85 do Fundo Nacional de Segurança...