Recife confirma primeiro caso de Febre do Oropouche; paciente é uma mulher grávida
Jovem de 28 anos e o feto estão bem e se recuperaram sem necessidade de internação

Foto: Agência Brasil
Foi confirmado no Recife o primeiro caso de Febre do Ouropouche. A paciente é uma gestante de 28 anos que está em sua 34ª semana de gestação e é residente no bairro de Dois Irmãos. A notificação foi feita por um hospital da rede privada de saúde, no qual a paciente havia sido atendida, no dia 27 de junho, com sintomas de febre, dores de cabeça e no corpo, além de manchas (exantema) na pele. A jovem recebeu alta e se recuperou em casa. Após exames e consultas de pré-natal, realizados pela última vez na última semana, foi constatado que está tudo bem com ela e com o feto.
Apesar de apresentar sintomas considerados mais moderados em relação às demais arboviroses, com evolução benigna até nos casos graves, a Febre do Oropouche requer atenção, com repouso, hidratação e acompanhamento de profissional de saúde. A Secretaria de Saúde do Recife, antes da primeira confirmação laboratorial do primeiro caso na cidade, já havia intensificado a vigilância e o monitoramento de possíveis casos. De acordo com a pasta, por meio da plataforma digital Atende Gestante, as grávidas e puérperas recebem acompanhamento especializado.
A Secretaria de Saúde informou, ainda, que finalizou, esta semana, um processo licitatório para distribuir, por meio das unidades da Atenção Básica, repelentes para as gestantes acompanhadas no pré-natal.
A vigilância ambiental também foi reforçada no Recife, com ações rotineiras nos bairros para prevenir a proliferação do mosquito transmissor. A secretaria recomenda medidas de proteção que podem ser adotadas pela população em suas casas, como: evitar o acúmulo de lixo, realizando o descarte em sacolas fechadas e em local adequado; instalar telas de malha fina em portas e janelas, e utilizar mosquiteiros quando possível; manter caixas d'água, calhas e canaletas limpas e desobstruídas; usar repelentes e vestir roupas de mangas longas, calças compridas e sapatos fechados.
Com apuração da repórter Taynã Olimpia.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 17/07/2025
Boletim Epidemiológico de Arboviroses aponta redução de...
Secretaria Estadual de Saúde adotou uma nova metodologia para o...
- Por REDAÇÃO
- 15/07/2025
Pernambuco amplia vacinação infantil contra meningite com...
Medida segue orientação do Ministério da Saúde e garante...
- Por REDAÇÃO
- 11/07/2025
Hospitais da rede estadual de saúde terão sistema de...
As quase 900 câmeras serão instaladas a partir desta segunda-feira...
- Por REDAÇÃO
- 09/07/2025
Boletim Epidemiológico aponta redução de 65,4% nos casos...
Ao todo, 22.445 casos foram notificados no período divulgado pela...
- Por REDAÇÃO
- 07/07/2025
Com serviços especializados, carreta da Mulher...
Ações seguem disponíveis em Bezerros, Palmares e Recife