O estudo é dos departamentos de Estatística e Física das Universidades Federais de Pernambuco, Sergipe e do Paraná que analisaram a pandemia nas 26 capitais e no Distrito Federal

Foto: Reprodução / G1
As cidades do Recife e a de Belém no Pará estão no radar de um estudo liderado por acadêmicos dos departamentos de Estatística e Física das universidades federais de Pernambuco, Sergipe e do Paraná que indicam que as cidades são as únicas capitais que chegaram à fase de saturação da pandemia. O estudo aponta que a pior fase já passou nesses locais e que as duas cidades estão próximas de alcançar a estabilização do número total de casos e óbitos por Covid-19.
Os pesquisadores analisaram as curvas acumuladas de mortes atribuídas à Covid-19 nas 26 capitais e no Distrito Federal até o dia 19 de julho. Para o resultado foram utilizados três modelos matemáticos para analisar as fases em que se encontram as cidades. O objetivo do estudo é entender a dinâmica da pandemia e indicar em que fase as cidades estão para auxiliar as autoridades públicas na escolha das medidas mais adequadas para o enfrentamento da doença e indicar se é possível haver flexibilização.
Confira outras informações na matéria completa do repórter Fernando Alvarenga, disponível no play acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 16/07/2025
Árvore cai e atinge veículos na Rua dos Navegantes, em...
Não houve registro de feridos, apenas danos materiais
- Por REDAÇÃO
- 13/07/2025
Incêndio atinge Camelódromo na Av. Dantas Barreto; quatro...
Não houve registros de vítimas e os danos foram apenas materiais
- Por REDAÇÃO
- 13/07/2025
Motorista salta de veículo em movimento para fugir de...
O crime aconteceu na última quinta-feira (10)
- Por REDAÇÃO
- 11/07/2025
Mulher morre após ser atropelada por ônibus no Terminal...
A vítima, que ainda não teve a identidade informada, foi atingida...