Candidata pelo Podemos destaca necessidade de criação do Departamento de Combate aos Crimes contra a Administração e Serviços Públicos para fiscalizar contas da prefeitura e diminuição da máquina pública para economizar recursos

Foto: Reprodução/G1
Por Antonio Diniz
Para a sabatina das eleições 2020 desta quarta-feira (14), a CBN Recife recebeu a delegada Patrícia Domingos, candidata à Prefeitura do Recife pelo Podemos, para compartilhar as propostas, planos de governo e ideais da possível gestão. Em entrevista concedida ao jornalista Mário Neto e ao cientista político Arthur Leandro, a candidata pontuou a necessidade da criação do Departamento de Combate aos Crimes contra a Administração e Serviços Públicos (Decasp), que pretende fiscalizar as contas da prefeitura, em conjunto com a controladoria do município, para verificar quem são os responsáveis pelos desvios de verba pública e encaminhá-los aos órgãos responsáveis: polícia e Ministério Público. “O departamento vai atuar de forma repressiva e preventiva para que todo real arrecadado naquela prefeitura se transforme em políticas públicas, para que não haja mais desvios e a prefeitura não continue sendo um caso de polícia”, detalha a delegada.
Além disso, a candidata também pretende reduzir o número de secretarias, de 19 para 14, e diminuir mais de 20% da quantidade de cargos comissionados. Ela alega que, hoje, a prefeitura apresenta 4.250 cargos comissionados e pretende extinguir 850 deles, pois, de janeiro a agosto deste ano, a prefeitura já gastou R$ 102 milhões com pagamentos de cargos comissionados; com a medida, será reduzido cerca de R$ 20 milhões em gastos. “A nossa ideia de gestão é uma máquina pública mais enxuta, mais desinchada, onde o dinheiro público seja melhor aproveitado em prol dos moradores da cidade”, afirma Domingos.
Para a educação, Patrícia aponta que deseja valorizar os profissionais da educação e bonificá-los de acordo com métricas que possam averiguar, ao longo do ano letivo, a aprendizagem dos alunos. Ademais, acabar com a aprovação automática das escolas, pois estão prejudicando o entendimento dos alunos. Outro objetivo, destacado pela delegada, é implementar, gradativamente, o conceito de educação integral. “Olhando pelo ponto de vista das pessoas que, hoje, têm uma situação econômica um pouco mais difícil, nós estamos falando de crianças que terão acesso a duas alimentações por dia e a gente sabe que muitos alunos vão para a escola porque tem fome. Com essas crianças que estarão dentro de uma escola, em tempo integral, as mães poderão trabalhar e estudar”, ressalta a prefeiturável pelo Podemos.
No campo da saúde, apesar do planejamento ainda estar em aberto, Domingos salienta, como prioridade, a atenção básica. De acordo com ela, o investimento em prevenção gera economia para os cofres públicos no futuro, previne e impede que as pessoas adoeçam. “Nós não queremos resolver o problema depois que ele já está instalado. O nosso objetivo maior é impedir que as pessoas adoeçam. Queremos ampliar as equipes de saúde da família para que elas possam ter um atendimento com mais atenção, com mais especificidade para cada família, para que elas trabalhem menos sobrecarregada. Outro grande objetivo é zerar a fila da central de regulação”,diz Patrícia.
Confira os detalhes da sabatina com Patrícia Domingos através do play acima ou do canal do youtube da CBN Recife.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 18/07/2025
PF cumpre mandados na casa de Bolsonaro; ex-presidente vai...
Ele ainda não poderá se comunicar com o filho, Eduardo Bolsonaro
- Por REDAÇÃO
- 14/07/2025
Governo Federal vai trabalhar para reverter taxação dos...
Nos próximos dias governo federal se reunirá com o setor privado
- Por REDAÇÃO
- 08/07/2025
Sivaldo Albino tem 87% de aprovação em Garanhuns, segundo...
Resultados de uma pesquisa conduzida entre os dias 4 e 6 de julho
- Por REDAÇÃO
- 05/07/2025
Comissão da Câmara do Recife começa a discutir nova lei...
Grupo especial vai analisar projeto que busca modernizar a...
- Por REDAÇÃO
- 02/07/2025
Quaest: avaliação do governo Lula é a pior entre os...
O levantamento ouviu 203 deputados, cerca de 40% da composição da...