A força do São João nordestino move a todos que se deparam com a riqueza da cultura

Foto: Lucas Arruda/CBN Recife
No Nordeste, o São João vai muito além da data. Da Bahia ao Maranhão, o comércio e o turismo das cidades se preparam para celebrar a riqueza de uma cultura que é viva o ano todo, mas que ganha um toque especial no período junino. As comidas típicas, a música, as decorações. Cada família a seu modo, mas todas com o mesmo espírito: reverenciar a força da tradição.
Uma arte viva
Há 23 anos, a comerciante Maria Alexandre trabalha no Mercado de São José, no Centro do Recife. Com o mercado em obras, hoje ela atua no prédio anexo, ao lado do edifício histórico, e conta como se organiza para dar conta da demanda do São João: o melhor período de vendas.
“Nós trabalhamos o ano inteiro nisso, selecionando, vendo quais são as tendências. Aí quando chega essa época, a gente já começa a expor e esperar o cliente chegar aqui. Tem período que eu vendo mais as roupas de Lampião e Maria Bonita, aí vai acompanhado o lenço, o cinto, o chapéu de couro com as estrelas - que é bem bonito”, mostrou.
Foto: Lucas Arruda/CBN Recife
Entre um cliente e outro, trajada com roupas juninas, a também comerciante Patrícia Cavalcanti, de 42 anos, conduz um trabalho que já tem meio século de existência no Mercado de São José. Segundo ela, a procura ainda está baixa, mas deve melhorar com a aproximação dos dias de Santo Antônio, São João e São Pedro.
“Tem guirlanda junina, tem chapéu de palha, tem sanfonas, todos os tipos de balões. Durante os 12 meses do ano, pra gente, a melhor época é dia 30 de maio até mais ou menos dia 15 de junho. E quem começou (com o artesanato) foi a minha avó, depois foi meu pai, do pai passou pra mãe, e agora estou eu aqui, trabalhando com todos os artigos juninos”, contou orgulhosa.
Para além do Nordeste
A força do São João nordestino move a todos que se deparam com a riqueza da cultura. Natural do Espírito Santo, Ingrid Storck, de 23 anos, queria conhecer as praias de Pernambuco, mas o espírito junino fisgou a atenção primeiro.
“Lá (o São João) não é tão comemorado como é aqui, que é praticamente o mês inteiro, é muita festa. E aqui as pessoas se apoiam muito, são muito unidas, eu sinto isso”, relatou.
Foto: Lucas Arruda/CBN Recife
E para quem é daqui, como a guia turística Sibéria de Oliveira, de 47 anos, fica o prazer em poder apresentar aos visitantes um pouco de cada tradição, ao mesmo tempo, ela também se prepara para pegar a estrada e curtir o São João.
“É gratificante, eles sempre ficam muito admirados! E eu sempre vou pra Caruaru, Serra Negra, e curto o São João por lá todo ano. É a melhor época do ano! Pela festa, pelo forró, o frio, e claro, as comidas típicas, que são maravilhosas”, pontuou.
Em cada um dos nove estados do Nordeste, cada família tem sua tradição, o que fortalece o período junino pela diversidade de sabores, ritmos, cores e tantos outros elementos. A magia do mês de junho está na alma do povo nordestino, e para quem com fé esperou, já é São João outra vez.
Sonorização: Lucas Barbosa
Edição de texto: Daniele Monteiro
Produção e reportagem: Lucas Arruda
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 18/07/2025
Compesa identifica 19 ligações candestinas no Sertão;...
A ação foi motivada por uma queda repentina na vazão de água do...
- Por REDAÇÃO
- 15/07/2025
Pernambuco firma compromisso com a ONU para prevenção à...
O governo coordenará a articulação entre a ONU e os municípios
- Por REDAÇÃO
- 14/07/2025
Espaço Cidadania: SCJ-PE promove equipamento de segurança...
Espaço atende crianças na faixa etária de 4 a 13 anos
- Por REDAÇÃO
- 14/07/2025
Inmet alerta para chuvas de perigo potencial em Pernambuco...
O alerta segue válido até às 10h desta terça-feira (15)
- Por REDAÇÃO
- 12/07/2025
SDS investe em equipamentos tecnológicos para as polícias...
O investimento é de R$ 474.275,85 do Fundo Nacional de Segurança...