Secretaria de Administração Penitenciária inaugura nova unidade fabril na Colônia do Recife
Estado conta com seis fábricas em atuação

Foto: Amanda Claudino/Seap
A Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização de Pernambuco (SEAP/PE) inaugurou uma Oficina de Costura na Colônia Penal Feminina do Recife (CPFR), situada no bairro do Engenho do Meio. A iniciativa faz parte do programa Juntos pela Segurança, que busca implantar unidades fabris dentro dos presídios para oferecer aos apenados oportunidades de trabalho e reinserção social. Com essa nova oficina, o sistema penitenciário do estado passa a contar com seis fábricas implementadas na atual gestão.
A produção na unidade inclui 1.500 peças diárias, como fronhas, cortinas e lençóis.
Durante a inauguração da oficina de costura, a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização de Pernambuco (SEAP) lançou o Programa Novos Passos, uma iniciativa voltada ao fortalecimento das ações de ressocialização já desenvolvidas pela pasta. O programa abrange diversas áreas, incluindo trabalho, educação e cidadania, buscando oferecer novas oportunidades para a reintegração social dos apenados.
Em 2024, a SEAP implantou cinco unidades fabris em quatro presídios do Agreste pernambucano. Além da Colônia Penal Feminina do Recife, a previsão é de que, ainda no primeiro semestre, mais seis fábricas sejam inauguradas no estado. A meta da secretaria é alcançar um total de 15 unidades voltadas à empregabilidade da população carcerária até 2026.
A cerimônia de inauguração contou com a presença do secretário da SEAP, Paulo Paes, gestores da pasta, representantes da empresa parceira e 11 mulheres que já iniciaram as atividades, de um total de 50 que serão beneficiadas pelo convênio. Todas as participantes passaram por capacitação profissional para atuar na oficina.
Também estiveram presentes no evento a gerente da CPFR, Maria Andrea Freitas, policiais penais da unidade, o superintendente de Trabalho e Ressocialização, Alexandre Felipe, a chefe de gabinete da SEAP, Renata Borba, e a superintendente de Planejamento, Rebeca Benevides.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 18/07/2025
TJPE lança serviço eletrônico para mulheres vítimas de...
O serviço será lançado nesta segunda-feira (21)
- Por REDAÇÃO
- 16/07/2025
Árvore cai e atinge veículos na Rua dos Navegantes, em...
Não houve registro de feridos, apenas danos materiais
- Por REDAÇÃO
- 13/07/2025
Incêndio atinge Camelódromo na Av. Dantas Barreto; quatro...
Não houve registros de vítimas e os danos foram apenas materiais
- Por REDAÇÃO
- 13/07/2025
Motorista salta de veículo em movimento para fugir de...
O crime aconteceu na última quinta-feira (10)
- Por REDAÇÃO
- 11/07/2025
Mulher morre após ser atropelada por ônibus no Terminal...
A vítima, que ainda não teve a identidade informada, foi atingida...